Formatura do PROERD reúne cerca de 1200 alunos da rede municipal de ensino no Ginásio de Esportes

EDUCAÇÃO | Em 27/11/2014 às 13h50 - Por Assessoria de Imprensa
O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD) realizou diversas atividades durante o ano letivo com os alunos dos 5º anos de todas as escolas municipais de Arapongas. O PROERD é um programa de educação preventiva ao uso de drogas realizado pela Polícia Militar, que em Arapongas conta com a parceria da Prefeitura e Secretaria de Educação. Cerca de 1200 alunos participaram das atividades que buscam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência a possíveis pressões ao uso de drogas.

A cerimônia de formatura do PROERD marca ainda a conclusão do primeiro ciclo do ensino fundamental, no qual os alunos que concluíram o 5º ano passarão a integrar a rede estadual de ensino no próximo ano. Por isso, a preocupação em conscientizar e orientar as crianças que iniciam a pré-adolescência. Para o subcomandante da 4ª Companhia do Batalhão da Patrulha Escolar, Tenente Dejair Budkevitz, os alunos receberam as orientações devidas e a partir de agora precisam contar com as instruções das famílias. “Hoje nós devolvemos as nossas crianças às famílias. Pais acompanhem e estejam juntos aos seus filhos, eu tenho certeza que o amor de vocês é o que realmente salva nossas crianças e adolescentes das drogas”, declarou o Tenente, ele ainda acrescentou agradecendo o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação.

A secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, destacou a importância do programa nas escolas municipais. “Este é o momento em que nós nos despedimos de cada aluno e aluna que está encerrando esta etapa do ensino fundamental I e vão agora para as escolas estaduais. O PROERD encerra esse primeiro ciclo de forma maravilhosa, pois é um programa que faz a diferença na vida de cada criança ao transmitir o conhecimento e fazer com que eles compreendam que precisam resistir à tentação, às ciladas que o mundo pode oferecer. Mas sabemos que o fundamental é que os pais continuem esse compromisso, que orientem seus filhos sempre”, enfatizou a secretária.

O prefeito Padre Beffa agradeceu o empenho da Policia Militar e da equipe da Secretaria de Educação ao decorrer do projeto, e em especial aos policiais Rogério, Gisele e Sartori que realizaram as atividades do programa nas escolas. “Primeiramente, quero agradecer o trabalho de vocês, que vem dando um grande reforço para nossas escolas proporcionando atividades que orientam nossas crianças para que elas possam fugir das drogas o quanto antes. Eu desejo que os pais possam também dar continuidade àquilo que eles aprenderam no PROERD. Parabéns aos alunos que hoje concluem este ciclo e a toda a equipe trabalha incansavelmente para transmitir o conhecimento aos nosso jovens cidadãos”, concluiu o prefeito.

Ao decorrer do curso, como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboraram uma redação com o tema “PROERD uma lição de vida”, onde foram selecionadas três melhores redações de cada escola. Os três primeiros colocados receberam brindes e concorreram ainda ao sorteio de bicicletas, mais um sorteio para os 3º lugares de todas as escolas, outro sorteio para os 2º lugares e um sorteio para os 3º lugares. Uma bicicleta foi sorteada no geral e cinco bicicletas sorteadas para as escolas que realizarão o sorteio interno. Por fim, as duas melhores redações a nível municipal também ganharam bicicletas, sendo o aluno, Jhonathan Leandro de Siqueira, da E.M José Bernardo dos Santos e a aluna Julia Bozo de Oliveira, da E.M. Professora Antonica Giroldo Franciosi. No total a premiação contou com 11 bicicletas além de vários brindes.