Guarda Municipal participa do IV Encontro Técnico de Operações com Cães

SEGURANÇA | Em 07/11/2014 às 08h40, atualizado em 07/11/2014 às 08h45 Por Assessoria de Imprensa
Durante esta semana a Guarda Municipal de Arapongas (CANIL) em parceria com a 7ª CIPM estão promovendo um treinamento com cães. O evento tem a participação de equipes de Guardas Municipais e Policiais Militares de diversos Estados, além de Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Exercito Brasileiro.

O treinamento tem por finalidade a troca de informações técnicas e experiências entre os integrantes dos Canis da Polícia Militar do Paraná, tanto de atividade ostensiva quanto do Corpo de Bombeiros, promovendo assim a integração com outras instituições, divulgação da parceria produtiva no trabalho cinotécnico entre a Guarda Municipal de Arapongas e a 7ª CIPM. E ainda, passar instrução qualificada, através de instrutores capacitados sobre assuntos que possam contribuir para a melhoria do trabalho dos integrantes dos Canis das corporações participantes, podendo assim melhorar o nível técnico e executar com ainda mais qualidade e eficiência os serviços prestados à população de suas áreas de atuação.

Este trabalho teve a determinação do Comandante da 7ª CIPM, Aval da CIA de Operações com Cães e Autorização do 2º CRPM e tem como instruções, treinamento e aplicação de cães de faro de entorpecentes, figuração para cães de trabalho e formação do cão de busca e salvamento com certificado.

Cães de faro
O referido trabalho tem por objetivo ensinar e/ou relembrar sobre como escolher um cão de faro de entorpecente, as fases do adestramento, como e quando aplicar cada fase, os materiais e equipamentos necessários para a formação do cão, como planejar formas ou pistas de treinamento de modo a condicionar o cão a atingir resultados mais eficientes, identificando o momento em que o cão poderá ser empregado em trabalhos reais.

Cães de trabalho
Relembrar sobre as técnicas para a “construção” de uma mordida eficiente para o cão de trabalho nas diferentes funções da Segurança Pública, quando e quais as maneiras de se ensinar a interrupção de mordida, materiais e condutas que contribua para que não haja acidentes que possam causar ferimento no figurante e condutor nem ferimentos ou traumas no animal durante o treinamento de proteção para o trabalho, contribuindo para a melhoria de modo geral dos resultados da utilização dos cães quando necessário o emprego da mordida.

Cão de busca e salvamento
Tem por objetivo incentivar o emprego de cães nas atividades de busca e salvamento executadas pelos Corpos de Bombeiros e Agentes de Defesa Civil, e também relembrar sobre a escolha de um cão com as características necessárias para atingir os resultados exigidos para tal atividade.

Para o secretário de Segurança, Antonio Glênio, a iniciativa demonstra mais uma vez que a Guarda Municipal de Arapongas vem mostrando para a população sua competência e comprometimento com seus deveres e tarefas, mantendo-se cada dia mais capacitada em todos os setores, onde o único foco é a proteção do bem maior que é a comunidade.

Capacitação é a chave para prestar um melhor serviço à comunidade