PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Projeto incentiva alimentação saudável na escola e na casa dos alunos

EDUCAÇÃO | Em 29/10/2014 às 15h42, atualizado em 29/10/2014 às 15h45 Por Assessoria de Imprensa
A Escola Rural José Monteiro realiza o projeto “Mais Saúde e Qualidade de Vida” com os alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental. A escola possui uma horta que recebe os cuidados dos próprios alunos, que plantam, cultivam e colhem os alimentos. O projeto além de incentivar a alimentação saudável dos alunos com os alimentos que eles próprios ajudaram a produzir, ainda fornece verduras e legumes para a mesa das famílias, já que cada aluno leva um pouco do que foi produzido para casa.

De acordo com o professor de educação física e idealizador do projeto, Gabriel Henrique de Freitas Marques, todas as crianças cuidam da horta com muita dedicação e participam de forma positiva de todas as atividades relacionadas ao projeto. “Cada dia uma sala é responsável pela horta, isso além de orientar os alunos acerca de uma alimentação saudável ainda desperta a responsabilidade dos mesmos”, declarou o professor. Ele acrescenta que iniciativa surgiu da necessidade de familiarizar os alunos com alimentos indispensáveis para a saúde e desenvolvimento das crianças e visto a baixa renda de algumas famílias os alimentos tendem a ajudar na alimentação de toda a família. “É muito gratificante ver a alegria dos alunos em poder levar para casa os alimentos que eles próprios produziram”, concluiu o professor.

As atividades na horta da escola são realizadas durante a hora atividade do professor e tiveram início neste ano letivo. Segundo Gabriel a intenção é dar continuidade no projeto no próximo ano e até mesmo aumentar as ações a cerca da produção de alimentos. Atualmente os alunos são responsáveis pela plantação, cultivo e colheita do alface, alface roxo, cebolinha, salsinha, cenoura, couve, beterraba, abóbora e mandioca.

O prefeito Padre Beffa enfatiza a importância de projetos como este que são significativos na formação de cidadãos responsáveis e conscientes. “Fico muito contente em ver a realização deste projeto, o qual incentiva a alimentação saudável e ainda desenvolve entre as crianças o dever de cuidar, sendo desde cedo responsáveis para com as suas obrigações”, disse o prefeito.

No próximo ano o projeto continua, e a idéia é ampliar a produção