Abertura do Outubro Rosa e Feira da Barganha movimentam Avenida Arapongas

SAÚDE | Em 06/10/2014 às 10h10, atualizado em 06/10/2014 às 10h59 Por Assessoria de Imprensa
Neste sábado, 04, foi lançada oficialmente, a campanha Outubro Rosa em Arapongas, ações que buscam promover a conscientização da sociedade a respeito de exames de prevenção e saúde da mulher. Profissionais de saúde e a população em geral participaram de uma carreata que partiu do Centro de Oncologia João de Freitas e foi até a Praça Mauá, seguindo em caminhada até a Praça do Santuário, onde o Padre Odair Calezulato e o Pastor Júnior César Santos realizaram um ato ecumênico, abençoando o início das atividades voltadas a saúde da mulher, mais precisamente, a luta contra o câncer de mama.

Dr. Enéas Peres Prado, ginecologista participou do evento e foi convidado a falar ao público presente. “Quero dizer que o slogan da campanha Câncer de Mama tem cura, se toque. Não é só fisicamente, mas na consciência é esse se toque. Voltar para casa e falar para a mãe, a filha e também para o homem se conscientizar da doença que também o atinge. Arapongas é modelo no tratamento nesta gestão e, quero agradecer o apoio de todas as pessoas lembrando sempre da prevenção”, enfatizou Enéas.

O prefeito Padre Beffa acompanhou a benção ecumênica, recepcionou os participantes e organizadores do evento e destacou a importância da manifestação. “Quero agradecer a adesão de todos os que se fizeram presentes e lembrar que a campanha não é só em outubro. A prevenção deve ser todos os meses, todos os dias. A Secretaria de Saúde faz a sua parte e cada um deve fazer a sua na prevenção, alertando para o toque”, ressaltou o prefeito.

A Secretaria de Saúde, através do Centro Integrado de Saúde da Mulher (CISAM), juntamente com o Centro de Oncologia João de Freitas, a Câmara da Mulher Empreendedora de Arapongas e as UBSs, promovem durante todo o mês ações para chamar a atenção e esclarecer a população sobre as doenças que atingem as mulheres e as formas de prevenção. O CISAM ainda estará realizando ações nas empresas, escolas e na Casa de Detenção Feminina de Arapongas com palestras educativas, exames preventivos de colo de útero e exames de mama.

1ª Feira da Barganha
Ainda na Praça do Santuário, a comunidade pode prestigiar a primeira Feira da Barganha em Arapongas. O evento organizado pelo Museu de Arte e História de Arapongas (MAHRA), promoveu um ambiente para e troca, venda e compra de produtos de segunda mão, e até mesmo novos, como livros, revistas, gibis, discos, cd’s, dvd’s, botons, adesivos, caricaturas, e material colecionável, como: cédulas, moedas, relógios, chaveiros e antiguidades em geral.

Após carreata a passeata movimentou a avenida até chegar na praça do santuário