PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Escola Municipal realiza projeto de conscientização no trânsito

EDUCAÇÃO | Em 23/09/2014 às 14h29, atualizado em 23/09/2014 às 15h16 Por Assessoria de Imprensa
O projeto “Trânsito Seguro na Educação Infantil: Aprendendo Hoje para Transformar o Amanhã”, foi desenvolvido na Escola Municipal José Bernardo dos Santos com a iniciativa da professora pedagoga, Adélia Regina Porcel. A proposta teve como objetivo transmitir aos alunos regras de trânsito que uma vez obedecidas garantem a segurança de todos que trafegam no perímetro urbano, condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres. O projeto teve início na primeira semana de setembro e terminou nesta terça-feira, 23, onde os alunos colocaram em prática o que aprenderam em sala, obedecendo placas de sinalização como ciclistas.

Segundo a professora, Adélia Regina Porcel, o projeto orientou os alunos sobre regras básicas de trânsito como, a importância de atravessar sempre na faixa, o significado de placas de trânsito, sinalização luminosa e viária. “O objetivo foi transmitir para eles a importância de uma postura correta no trânsito. Para aplicar esse tema de forma a envolver as crianças trabalhamos com pinturas, colagens e questões ilustrativas, as quais despertaram o interesse e a conscientização dos alunos”, explicou a professora. A coordenadora pedagógica, Sandra Nóbrega, ressalta a iniciativa da professora e conta que durante o projeto muitos alunos relataram ações de imprudência no trânsito cometidas pelos pais. “Com as explicações da professora os alunos tiveram a oportunidade de chamar a atenção dos pais para a conduta correta no trânsito, eles transmitiram os conhecimentos adquiridos durante o projeto para suas famílias”, contou a coordenadora.

O projeto foi aplicado no período matutino e vespertino aos alunos do pré-escolar II. A diretora da E.M. José Bernardo dos Santos, Simone Golfetti, comentou que projeto soma às ações de conscientização da escola e enfatizou a importância de transmitir tais valores aos alunos. “Escola é lugar de aprendizagem, valores positivos e conhecimento sucessivo, estes são fatores essenciais para a formação do indivíduo e não queremos omitir desta responsabilidade. Educar os alunos para o trânsito que os espera faz-se crucial no desenvolvimento dos futuros condutores”, disse.

Para o prefeito Padre Beffa as ações de conscientização no trânsito para com os pequenos são louváveis, pois é na escola que tudo começa. “Fico muito feliz em ver uma iniciativa como esta justamente na Semana Nacional de Trânsito. Esta ação vem ao encontro do nosso principal desejo, que é conscientizar nossas crianças para que elas sejam transmissoras do conhecimento em suas famílias. Parabéns a todos os envolvidos no projeto”, declarou o prefeito.

O projeto vem de encontro a realidade urbana aplicada à educação cidadã