Arapongas realiza abertura da Semana Nacional de Trânsito

SEGURANÇA E TRÂNSITO | Em 19/09/2014 às 09h04 - Por Assessoria de Imprensa
A Semana Nacional de Trânsito com o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2001/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, teve início nesta quinta-feira, 18. Durante a cerimônia de abertura em Arapongas foram entregues as premiações para os vencedores do Concurso de Poesias, realizado com os 4º anos das Escolas Municipais, e lançado oficialmente o Projeto Trânsito na Escola implantado na Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira.

Na oportunidade o diretor de trânsito, Antônio Aparecido de Oliveira, destacou a redução nos números de acidentes, atropelamentos e vítimas fatais no perímetro urbano de Arapongas. Segundo ele a redução pode ser atribuída pelas ações ligadas pela Diretoria de Trânsito como a Escolinha de Trânsito, Trânsito na Escola, Campanha Tolerância Zero, Trânsito nos Bairros, Esta Vaga Não é Sua Nem Por Um Minuto, Concurso de Poesias e palestras nas empresas.

“Em 2011 tivemos 1.429 acidentes, em 2012 foram 1.442, já em 2013 o número caiu para 1.282 e até agosto de 2014 foram 719. Contudo, podemos notar uma redução no quadro geral, e vamos continuar trabalhando incansavelmente com nossos engenheiros, agentes de trânsito e campanhas para otimizar os dados”, explicou o diretor.

O prefeito Padre Beffa falou sobre os dados apresentados e enfatizou que tais números são resultado da conscientização da sociedade através das campanhas e da revitalização viária. “Fico muito contente em ver esse resumo, é sinal de muito trabalho e empenho das equipes. E ressalto as campanhas nas escolas, pois é no ambiente escolar que tudo começa. O que os filhos aprendem nas escolas eles levam para as suas famílias e chamam a atenção dos pais quando estes cometem infrações no trânsito”, disse o prefeito.

A entrega das premiações aos vencedores do Concurso de Poesias marcou a abertura da Semana Nacional de Trânsito. No total foram 1.282 inscritos em todas as Escolas Municipais. Em primeiro lugar ficou o aluno Gabriel Rodrigues da Costa, da Escola Rural Municipal José Monteiro com a poesia “Não voar na cidade dos Pássaros”. O aluno Eliaber José de Souza Santos da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas garantiu o segundo lugar com a poesia “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. E em terceiro lugar Thais Conceição da Silva da Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira com a poesia “O trânsito”. Os alunos foram premiados com bicicletas cedidas pelo Conselho de Segurança Pública e Bem estar Social.

Os artistas da Fanfarra da E.M. Albor Pimpão realizaram uma apresentação durante o evento. A abertura contou ainda com alunos do Colégio Prisma que fantasiados de “sombra” contribuem com a DIRETRAN nas campanhas “Respeite esse Caminho” e “Esta Vaga Não é Sua Nem Por Um Minuto”.

Abertura apresentou números positivos do trânsito com premiação de concurso escolar
Prefeito elogiou o trabalho que vem sendo realizado especialmente nas escolas