Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

10 de setembro: Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

SAÚDE | Em 10/09/2014 às 16h30, atualizado em 10/09/2014 às 16h52 Por Assessoria de Imprensa
O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro, foi promovido pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (International Association for Suicide Prevention - IASP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o propósito de "mobilizar esforços para salvar vidas". O lema da campanha deste ano é "Prevenção do suicídio: um mundo ligado". A data tem como objetivo alertar a sociedade sobre o problema que representa a maior causa de morte prematura evitável e despertar estratégias de prevenção.

Conforme a Organização Mundial de Saúde os suicídios resultam de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociológicos, culturais, e ambientais. Uma melhor detecção na comunidade, o encaminhamento para especialistas e a gestão do comportamento suicida são passos importantes na prevenção do suicídio. O desafio chave de tal prevenção consiste em identificar as pessoas que estão em risco e que a ele são vulneráveis.

O serviço dos Centros de Atenção Psicossocial CAPS são procurados por pessoas que almejam a "cura" de um sentimento muitas vezes incompreendido. Estudos têm demonstrado que indivíduos que padecem de esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo ou transtorno afetivo bipolar possuem maior risco de suicídio. Em Arapongas as equipes dos CAPS são responsáveis pelo cuidado de pessoas que, em grande proporção, padecem de alguns desses transtornos, lidam constantemente com indivíduos em situação de crise, quando o risco de suicídio se encontra agudizado.



Mensagem da equipe dos CAPS Arapongas:
"Quero a vida em minha mão para sempre! Não importam as nuvens negras que apareçam no céu, pois em cima delas o céu esta azul, claro e ensolarado... Tudo Passa!"
Não se deixem dominar por um sentimento de tristeza perseverante e sem explicação. Busque ajuda!
Equipe de Saúde Mental


ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/1588_noticia_10-de-setembro-dia-mundial-de-prevencao-do-suicidio

Voltar ao Topo do Site