Prefeito assina ordem de serviço para recuperação total da Estrada da Colônia Esperança

OBRAS | Em 14/08/2014 às 17h05, atualizado em 14/08/2014 às 17h12 Por Assessoria de Imprensa
Assinatura do prefeito atende a uma antiga reivindicação da comunidade
Na manhã desta quinta-feira, 14, o prefeito Padre Beffa recebeu em seu gabinete a empresa vencedora da licitação que irá iniciar os serviços de recuperação total da Estrada da Colônia Esperança. O trecho que receberá novo piso asfáltico tem início na BR 369 e vai até a Igreja da Colônia Esperança, totalizando uma área de 28.000.00 metros quadrados em um percurso de 4 quilômetros. A estrada contará com recape total em Concreto Betuminoso Usinado e Quente (CBUQ), investimento de R$ 651.000,00 com recursos próprios do município.

Na oportunidade o prefeito Padre Beffa destacou a importância da recuperação total na Estrada da Colônia Esperança que atende a uma antiga reivindicação da comunidade. "A Colônia Esperança é uma comunidade histórica do município de Arapongas, o trabalho realizado pelos moradores ao longo dos anos enriquecem a memória da nossa cidade. E esta é uma conquista muito grande que valoriza a representatividade da Colônia Esperança não somente para o município, mas também para todo o norte do Paraná", enfatizou o prefeito.

O secretário de Obras, Pedro de Marco Junior, conta que a falta de manutenção ao longo dos anos no trecho foi deteriorando a estrada e dificultando a passagem dos moradores, agricultores e estudantes. "A estrada tem um tráfego diário leve, exceto nos períodos de safra quando caminhões mais pesados passam pelo local. Mas com o tempo o trecho foi sofrendo desgaste, por isso trabalhamos em um projeto para recuperação total, onde a estrada irá passar por uma operação tapa-buracos para então receber o recape total com espessura de 03 centímetros de concreto, o que irá garantir uma boa estabilidade no trecho", explicou o secretário.

A Colônia Esperança, na década de 50 tinha como forte a produção de café, hoje a principal atividade na comunidade são granjas com a criação de aves de postura que geram em torno de 150 empregos, com produção média diária de 1 milhão de ovos. A recuperação do trecho irá otimizar o transporte desta produção, evitando perdas e prejuízos aos produtores de ovos. O prefeito Padre Beffa destaca ainda o aniversário da de 70 anos da comunidade católica da Colônia Esperança que será comemorado neste domingo, 17. "É uma ótima notícia à comunidade da Colônia Esperança que está preparando mais um grande evento que irá apresentar a riqueza desta história e encantar muitos araponguenses", declarou o prefeito.

Para o secretário de Governo, Alcides Livrari Junior, a notícia de recuperação da via vem ao encontro do aniversário da Igreja Sagrado Coração de Jesus, que irá realizar um evento de muita importância para a comunidade da Colônia Esperança e principalmente, para a população em geral que terá a oportunidade de conhecer toda a história de colonização e os grandes momentos vividos na Colônia. "À esta comunidade histórica mais um motivo para comemorar, uma conquista muito esperada por todos que hoje temos a alegria de anunciar. Voltamos o olhar para uma região que há anos vem lutando para garantir melhorias na estrada e após muito trabalho foi possível disponibilizar recursos para o recape total da Estrada da Colônia Esperança", finalizou o secretário.