Ocorrências da Guarda Municipal

SEGURANÇA | Em 12/08/2014 às 09h15, atualizado em 12/08/2014 às 09h16 Por Assessoria de Imprensa
Guarda Municipal atende várias ocorrências de trânsito e segurança
Posse de arma
No dia 09, uma equipe da Guarda Municipal de Arapongas (GAT) juntamente com a Policia Militar (ROTAM) fizeram uma abordagem na Rua Tangará de um veículo Fiat Palio com seis cidadãos em atitudes suspeitas. Após busca pessoal foi encontrado um revolver calibre 38 com seis munições intactas e numeração suprimida. Ainda próximo do local foi encontrado um invólucro de substância entorpecente aparentando ser cocaína e ao checar os integrantes do veículo foi constatado que pesava contra um dos ocupantes um mandado de prisão em aberto por homicídio. Diante do fato foi dado voz de prisão ao mesmo e todos foram encaminhados para os procedimentos legais.

Assistência à pessoa embriagada.
Ainda no dia 09, Guardas Municipais estavam realizando patrulhamento de rotina pela Avenida Gaturamo quando avistaram um veículo estacionado e com os vidros abertos, com o condutor dormindo dentro do mesmo. Ao verificar a situação foi constatado que o condutor encontrava-se visivelmente embriagado e sem condições de dirigir e segundo ele não estava passando bem. Foi feito contato com os familiares porem sem êxito, diante do fato a equipe conduziu o veículo juntamente com o cidadão até sua residência e entregue para seus familiares.

Orientações de trânsito
No dia 07, uma equipe da Guarda Municipal de Arapongas (Educação de Trânsito) esteve na empresa MOVAL juntamente com uma equipe da Vigilância Sanitária realizando orientação e panfletagem sobre acidentes de trabalho e citando algumas regras de trânsito importantes para os colaboradores seguirem e manterem a segurança nos seus percursos diários. Dentre elas a combinação de álcool e direção, excesso de velocidade, uso do cinto de segurança, uso de celular enquanto dirige e o uso correto da cadeirinha no veículo, prevenindo-os de se envolverem em algum tipo de acidente. No local foi posicionado um veículo e uma moto batida simulando um grave acidente para que quem passasse por ali se conscientizasse e refletisse sobre o fato visualizado. Também ao lado dos veículos havia um esquife simulando um funeral decorrente do acidente de trânsito, onde no seu interior havia um espelho que as pessoas ao olharem visualizavam seu próprio rosto, vindo eles a refletir em relação ao acidente de trânsito. O evento teve apoio da Policia Militar que cedeu os veículos para fazer o simulado mantendo sempre esta parceria em todos os eventos de trânsito.

Abordagem de motocicleta
Um equipe de monitoramento da Guarda Municipal de Arapongas (CCO) visualizou pelas câmeras na Avenida Arapongas uma motocicleta com dois cidadãos em atitudes suspeitas transitando com o farol apagado, avançando sinal vermelho e fazendo malabarismo se equilibrando em apenas uma das rodas colocando em risco as pessoas que estavam atravessando a rua. Diante do fato foi visualizada a placa e ao checar foram constatadas varias notificações já vencidas, entre elas desobedecer ordem de parada, malabarismo, transportar passageiro sem capacete e avançar sinal vermelho. Foram repassadas as informações à todas as viaturas da GM onde uma equipe estava próxima e avistou a mesma, porem ao se aproximarem e realizarem a abordagem, o condutor revidou arrancando com a motocicleta e arremessando a mesma contra a equipe, mas não obteve êxito onde abandonou a mesma no chão e saiu em disparada pela Avenida. Mediante o fato a motocicleta foi recolhida ao pátio da 7°CIA para os procedimentos legais.

Carreata da Igreja Santíssima Trindade.
No dia 03, uma equipe da Guarda Municipal de Arapongas (TRÂNSITO) realizou um bloqueio parcial das vias e controle de trânsito tendo inicio na rua Tangará, na sequência rua Rolinhas, rua Beija-Flor e Avenida Arapongas por onde passou a carreata da Igreja Santíssima Trindade e teve seu percurso final na rotatória do cemitério. Foram bloqueados alguns cruzamentos com cones impedindo a passagem dos veículos devido à enorme quantidade de caminhões que participaram da carreata e benção dos mesmos. A equipe fez o trabalho de batedor intervindo nos cruzamentos na hora da passagem dos veículos para evitarem possíveis acidentes ou transtornos e permaneceram no local até o termino do evento.