Prefeitura implanta sistema de captação de água da chuva

ADMINISTRAÇÃO | Em 11/08/2014 às 13h51, atualizado em 11/08/2014 às 14h10 Por Assessoria de Imprensa
Água utilizada para regar ou lavar o calçamento, vem da cisterna
Nestes tempos de escassez de água, a prefeitura de Arapongas está dando exemplo e reutilizando água da chuva para fins não potáveis, através de um sistema composto de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo com capacidade para 60 mil litros, onde ela é armazenada.

Junto a esse reservatório, foi instalada uma bomba e embora a água da chuva não seja própria para beber, ela tem múltiplos usos, entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos e calçadas, entre outros. Conforme os responsáveis pela manutenção e limpeza do Centro Administrativo da prefeitura, o sistema tem se mostrado eficiente e contribuído para a economia de água.

Motor utilizado para bombear a água do reservatório
O responsável pela manutenção informa que utiliza água da chuva para limpeza
ponto de acesso ao reservatório de água da chuva, abaixo do piso do estacionamento
As calhas embutidas no telhado do paço municipal conduzem a água para a cisterna