Em Arapongas colaboradores das empresas recebem orientação de saúde e trânsito

SAÚDE | Em 08/08/2014 às 15h53, atualizado em 12/08/2014 às 09h55 Por Assessoria de Imprensa
Um cenário característico é montado enquanto os colaboradores são recepcionados
Projeto de conscientização e prevenção em saúde e trânsito continua sendo solicitado pelas empresas do município. É mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Saúde do Trabalhador, que aconteceu nesta quinta-feira, 08, com a mobilização da equipe para conscientizar os trabalhadores da Móveis Arapongas Ltda. - Moval, a respeito de adotar uma postura de direção defensiva no trânsito.

Segundo a coordenadora da Saúde do Trabalhador, Marta Murinelli e a Técnica de Vigilância em Saúde do setor Sandra Makiniks, foi um dia bem produtivo, tanto pela manhã, quanto no período da tarde, pela presença rotativa e constante dos colaboradores da empresa. Marta informou que em 2013 o número de acidentes de trajeto somaram 125 com nove vítimas chegando ao óbito, estes na faixa de idade de 19 a 24 anos, portanto jovens, os quais em sua maioria transitam de motocicleta. "Já em 2014 os números estão animadores. Até agora apenas 42 acidentes de trajeto sem nenhum óbito, o que configura um avanço na conscientização", destacou.

As empresas estão realizando as SIPATs e convidando a Vigilância em Saúde do Trabalhador para as palestras de conscientização e prevenção sobre acidentes de trajeto. Essa campanha iniciou-se no mês de abril e o lançamento do projeto aconteceu no Parque industrial, motivado pelo número de trabalhadores que se deslocam de suas residências para as indústrias, sujeitos a riscos de trânsito.

Para esta ação o setor de saúde conta com apoiadores como a Santa Casa, Polícia Militar e a Guarda Municipal através de seu agente que repassou informações a respeito da conduta dos motoristas no trânsito urbano, no intuito de maior atenção quanto a direção defensiva.