Laboratório Municipal realiza quantidade inédita de exames no mês de julho

SAÚDE | Em 06/08/2014 às 10h41, atualizado em 07/08/2014 às 11h05 Por Assessoria de Imprensa
Momento em que pacientes chegam para realizarem os exames
O número de exames realizados no Laboratório Municipal de Análise Clínicas em Arapongas tem aumentado gradativamente. O atendimento rápido e preciso tem conquistado a confiança da população que vem buscando cada vez mais o serviço de análises clínicas no Centro de Especialidade Jaime de Lima. A média mensal no laboratório municipal é de 7.996 exames realizados, atendendo um total de 12.127 pacientes. Nos mês de julho o número superou todas as expectativas e bateu o recorde, foram realizados 12.594 exames no total, sendo 8.962 exames de bioquímica, 2.368 exames de hemograma e 1.264 exames diversos.

Segundo o gerente do Laboratório, Marcelo Emygdio, o sistema automatizado implantado no laboratório em setembro de 2013 é um fator essencial para o aumento da quantidade de exames realizados. "A automação proporciona precisão da análise, consequentemente maior confiabilidade dos resultados e a possibilidade de realizarmos mais exames em um menor período de tempo, que no final do processo analítico resulta-se em uma liberação mais rápida dos resultados para os pacientes", avaliou o gerente.

No primeiro semestre de 2014 (até 30 de junho) foram realizados 47.550 exames no Laboratório Municipal, período em que a unidade de análises clínicas já contava com o sistema automatizado. Em média cerca de 70 pessoas são atendidas diariamente. Vale ressaltar que os pacientes devem portar encaminhamento do médico do SUS, carimbado pela sala de Exames, bem como portar documento com foto, para em seguida fazer agendamento no Laboratório Municipal. O tempo em média para retirada do resultado é de três dias, exceto quando o exame é terceirizado para o laboratórios de apoio, levando neste caso em média de sete dias para retirada do laudo.

O Laboratório Municipal de Análises Clínicas realiza exames bioquímicos, hematológicos e de hemostasia, urinalise, parasitológicos, testes rápidos, entre outros.

Outro momento do local que possui rotina pela manhã
Recepção do Centro de Especialidades Jaime de Lima