Arapongas promove curso para agentes de endemias

SAÚDE | Em 10/07/2014 às 14h11 - Por Assessoria de Imprensa
Desde a última segunda-feira, 7, quarenta e oito agentes de Endemias que atuam no combate a dengue nos municípios de Arapongas e Sabáudia, estão participando de um curso de formação inicial, cumprindo exigência da Lei 11.350, que regulamenta as atividades de ACS e ACE. O curso tem previsão de término para novembro deste ano, com uma carga horária de 400 horas/aula.

Conforme a coordenadora do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Aparecida de Oliveira, Arapongas é a primeira cidade da 16ª Regional de Saúde a cumprir essa determinação e o conteúdo do curso vai aprimorar ainda mais as atividades de controle e combate à dengue.

Ainda segundo a coordenadora, atualmente Arapongas conta com 52 casos positivos de dengue, sendo que 22 deles estão concentrados na Zona Leste, mais precisamente na região do Jardim San Raphael e adjacências. “A cidade também conta com 389 casos suspeitos, aguardando parecer laboratorial”, acrescentou Aparecida.

Ela também reforça o alerta para que a população auxilie no controle de vetores do mosquito da dengue, mantendo seus quintais limpos e livres de materiais que acumulem água, como vasos, garrafas e outros objetos. A coordenadora ainda faz o alerta para aquelas pessoas que registrarem qualquer sintoma da doença, que procurem a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências.