Alunos que participaram do 2º Passeio Ciclístico são premiados

EDUCAÇÃO | Em 30/06/2014 às 13h52 - Por Assessoria de Imprensa
Durante a semana do Meio Ambiente, a Secretaria da Educação em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Segurança realizou o 2º Passeio Ciclístico Sustentabilidade. Alunos de todas as escolas municipais e de alguns CMEIs se mobilizaram e participaram do concurso da bicicleta enfeitada com materiais reciclados, onde cada escola classificou os três primeiros colocados. E a comunidade presente no passeio ciclístico votou na bicicleta com melhor enfeite apresentado, que utilizando de materiais recicláveis despertou a conscientização da população.

Para a secretária de Educação, Elisabete Humai de Toledo, o cuidado com o meio ambiente acontece em ações do cotidiano, a secretária destacou ainda a importância de cuidar da natureza e orientar as crianças sobre essa questão. “Durante a Semana do Meio Ambiente tivemos maior contato com a forma de separar os lixos e outras ações para preservar aquilo que é nosso, mas precisamos continuar trabalhando este cuidado e conscientizar a população. Quero agradecer a presença de todos, saudar cada criança que esteve no passeio ciclístico e agradecer imensamente a colaboração dos professores de educação física que sempre se dispõem, não só neste projeto mas em todos promovidos pela Secretaria”, destacou a secretária.

Os seis primeiros colocados no concurso a nível municipal foram premiados na última sexta-feira, 27, no auditório do E.M Antonica Giroldo Franciosi. O primeiro colocado foi Gabriel dos Santos Caldeira – bicicleta nº 33, da E.M. Antonio de Moraes Barros. Em segundo lugar ficou Maria Fernanda Branco de Souza – bicicleta nº 10, da E.M. Profª Heloiza C. Giancritófaro. Em terceiro lugar Fernanda Caroline da Silva – bicicleta nº 11, também aluna da E.M. Profª Heloiza C. Giancritófaro. O quarto lugar ficou com Nhandeara Alves Favaretto – bicicleta nº 46, da CMEI Clementina Santos Soares. Em quinto lugar Bianca Michelle Utida de Quadros – bicicleta nº 1, da E.M. Presidente Getúlio Vargas. E em sexto lugar Ana Beatriz Medina Castilho – bicicleta nº 36, da E.M. Profª Alzira Horvatich. Vale ressaltar que todos os alunos que participaram do passeio ciclístico receberam certificados.

O secretário de Meio Ambiente, Vanderlei Sartori Junior, prestigiou a premiação e enfatizou a preocupação da gestão do Prefeito Padre Beffa com os trabalhos da Secretaria, que tem dado autonomia para as medidas tomadas, que certas vezes não são agradáveis a população por se tratar de notificações de terrenos não adequados ambientalmente. “A nossa cidade é privilegiada porque hoje nós temos o lugar correto para destinar os resíduos da construção civil. Temos também a usina de reciclagem que a partir do início desse mês de junho tem trabalho exclusivamente com lixo reciclável. Acreditamos que em pouco tempo vamos poder dizer que Arapongas é a cidade mais limpa do Paraná”, avaliou Sartori.

Segundo o Prefeito Padre Beffa, a preocupação com o meio ambiente deve ser assumida por todos. “Não podemos aceitar a falta de respeito com o meio ambiente. E a educação faz parte do trabalho de conscientização, pois tudo começa com as crianças. Eu parabenizo todos que se envolveram nesse trabalho os professores, as equipes da Secretarias de Educação e Meio Ambiente, as famílias aqui presentes e os alunos que apresentaram belos enfeites com materiais recicláveis, parabéns pela criatividade e participação nesta causa que é de extrema importância para a população”, disse o prefeito.

O passeio ciclístico é uma das ações desenvolvidas dentro do Projeto Meio Ambiente da Secretaria de Educação, que tem como função principal a reciclagem e a contribuição para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global.