Premiação do Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas Lícitas motiva alunos da rede municipal de ensino

EDUCAÇÃO | Em 25/06/2014 às 15h41, atualizado em 25/06/2014 às 16h00 Por Assessoria de Imprensa
Nesta quarta-feira, 25, a Secretaria de Educação divulgou os vencedores do Concurso de Desenho do Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas Lícitas: álcool, cigarro e narguilé. Projeto que, durante os meses de maio e junho, realizou palestras com o objetivo informar as crianças sobre as consequências do uso e consumo de drogas lícitas e a promoção de hábitos saudáveis, evitando assim a entrada para o mundo das drogas ilícitas. O tema foi transmitido aos alunos do 5º ano de todas as escolas municipais.

Este projeto foi uma iniciativa da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, através do Departamento Antidrogas e do Grupamento de Patrulha Escolar. Os professores da rede municipal de ensino trabalharam em sala as informações levantadas durante as palestras e os alunos desenvolveram desenhos para participar do concurso.

Para a GM Edimara Ponciano da Silva, que ministrou as palestras nas escolas, o objetivo do projeto foi alcançado, uma vez que as palestras foram realizadas para os 5º anos em todas as escolas municipais no período previsto. “Orientamos sobre o narguilé que é uma droga que muitos desconhecem os riscos, principalmente os adolescentes. Trabalhamos muitas informações com os alunos e deixamos claro que basta experimentar drogas uma vez para viciar, nós precisamos ser curiosos para coisas boas”, avaliou Edimara.

O prefeito Padre Beffa juntamente com secretários, vereadores e membros do COMAD prestigiaram o evento. Segundo o prefeito Padre Beffa as orientações que os alunos receberam durante as palestras refletem positivamente na conscientização das famílias. “Eu parabenizo a todos pela iniciativa desse projeto e aos alunos que desenvolveram os desenhos pensando na prevenção ao uso de drogas. As crianças têm muita força dentro de suas famílias e eu tenho certeza que o que elas aprenderam durante as palestras foi usado para a conscientização em seus lares. Já ouvi muitas histórias de pais que pararam de fumar com incentivo dos filhos, por isso também é importante trabalhar o tema com os alunos”, enfatizou o prefeito.

Os três primeiros colocados no concurso de desenho serão premiados com uma tarde de diversão e brincadeiras no playcenter Smiley Kids e receberam também uma mochila. Em primeiro lugar ficou o desenho da aluna Amanda Gabriela da E.M. Profª Diomar de Oliveira Pegorer. Em segundo lugar o estudante Gustavo Henrique Trindade da E.M. Profª Heloiza C. Giancristófaro. E em terceiro lugar a aluna Nicole Cazuza dos Santos da E.M. José Bernardo dos Santos.

A coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Sirlei Anselmo, parabenizou todos os alunos que se envolveram no projeto e criaram os desenhos e destacou ainda o trabalho de todos os professores que aplicaram o tema em sala de aula. “O trabalho de prevenção foi concretizado de forma positiva. Muitas pessoas abraçaram este projeto e eu agradeço a todos pelo envolvimento”, declarou a coordenadora.

A premiação que contempla a Semana Municipal de Prevenção e Enfrentamento às drogas, contou ainda com a apresentação Canil – Show Dog – GMA/PM, que de forma descontraída trabalhou com as crianças a importância de obedecer aos professores.