PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Usina de Conhecimento levanta temas importantes às crianças através de peças teatrais

CULTURA | Em 06/06/2014 às 10h17, atualizado em 06/06/2014 às 10h29 Por Assessoria de Imprensa
A Secretaria de Cultura, Eventos e Lazer realiza semanalmente peças teatrais com bonecos de mesa na Usina do Conhecimento. A equipe aborda nas apresentações temas atuais, com o objetivo de conscientizar e orientar as crianças. As peças transcrevem os assuntos de forma descontraída e ao mesmo tempo leva os alunos a uma reflexão.

O trabalho desenvolvido conta com a parceria da Secretaria de Educação, que planejou o cronograma das escolas, possibilitando a participação dos alunos da rede municipal de ensino nas peças teatrais. Os alunos são encaminhados para a Usina de Conhecimento as quartas-feiras, as apresentações acontecem no período da manhã as 8h30 e também no período da tarde as 13h30.

Na última quarta-feira, as crianças assistiram à peça “As memórias da marquesa de rabicó”, que fala sobre a vontade da boneca Emília em escrever sua história, mas a personagem precisa interromper sua redação para impedir que a vilã, Cuca, desmate o meio ambiente. As crianças participam da peça acrescentando informações e apresentando dúvidas. Os temas são apresentados de forma simples levando a conscientização aos alunos, e eles transmitem o conhecimento adquirido para suas famílias.

Segundo a coordenadora da Usina de Conhecimento, Silvia Regina Pereira Comar, o envolvimento das crianças com os assuntos levantados tem demonstrado que a forma didática abordada está atraindo os alunos. “As crianças tem o cenário e os personagens próximo a elas, todas ficam a vontade para participar e o trabalho tem sido bem interpretado por elas. Os temas que levantamos nas peças teatrais podem ser trabalhados pelos professores dentro da sala de aula o que torna ainda mais didático e produtivo todo o trabalho apresentado”, destacou a coordenadora.

As apresentações são abertas para a população, os pais que pretendem levar os filhos podem entrar em contado no telefone 3902-1258 para verificar a disponibilidade, pois o público máximo por apresentação é de 90 pessoas.

Coordenadora da Usina do Conhecimento recepciona o público infantil antes da apresentação