Facebook Youtube Instagram
Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL CORONAVÍRUS DE ARAPONGAS

UPA 24 horas recebe novos equipamentos para atender a população

SAÚDE | Em 27/05/2014 às 14h42, atualizado em 27/05/2014 às 16h31 Por Assessoria de Imprensa
O aparelho monitora alterações no estado do paciente e aciona alarme para o atendente
Desde o dia dez de maio, a recém inaugurada UPA 24 horas “Jair Ribeiro” recebeu mais cinco novos equipamentos para monitoramento multiparâmetro na sala de estabilização e Urgência/Emergência, verba advinda do governo federal com contrapartida do município. São aparelhos modernos, de última geração, usados em grandes hospitais, em prontos socorros e UTI’s que podem ser usados em adultos e crianças.

Segundo Cavalcante, médico que atua no setor de Emergência/Urgência da UPA 24 horas, os novos equipamentos qualificam ainda mais o atendimento na Unidade. Os monitores fornecem registros contínuos de frenquência cardíaca, frequência respiratória, saturação de oxigênio, temperatura e pressão arterial máxima e mínima, com sensores em contato com a pele do paciente. Portanto, sem necessidade de procedimentos invasivos. São dados de vital importância para o mais adequado atendimento da nossa população e que contribuirão efetivamente para diminuir ainda mais os encaminhamentos para o Hospital João de Freitas e Santa Casa de Saúde.

Os monitores multiparâmetros possibilitam aos profissionais de saúde identificar com maior agilidade a necessidade específica de cada paciente, diagnosticando de forma ainda mais rápida. Os equipamentos monitoram de forma contínua o quadro clínico do paciente, em qualquer intercorrência, independente de sua gravidade, identificam rapidamente e comunicam a situação através de alarmes.

O gerente da UPA 24 horas, Robilan Camargo, destaca entre os vários benefícios que os monitores apresentam no atendimento a população, o acompanhamento dos pacientes que recebem algum medicamento. Certos casos em que a medicação possa interferir na frequência cardíaca, os equipamentos identificam rapidamente qualquer interferência possibilitando a reversão do quadro. “Vamos dar um atendimento de maior qualidade ao paciente, sanando a maioria das necessidades. E quando necessário, amenizar a situação do quadro clinico até transferir o paciente para um hospital”, comentou Camargo.

O secretário de Saúde, Alcides Livrari Junior, falou sobre os cinco equipamentos de monitoramento multiparâmetros da Unidade. “A UPA 24horas conta hoje com quatro leitos equipados com estes monitores multiparâmetros, além de um monitor reserva para casos de manutenção. O que difere do antigo 24 horas que contava somente com um aparelho ara monitoramento apenas da freqüência cardíaca. São investimentos que visam dar qualidade e rapidez aos atendimentos de Urgência/Emergência do município de Arapongas”, destacou Livrari.

Para Camargo a equipe está munida de mais informações para melhor atender a população e todo este investimento marca um avanço na saúde de Arapongas. “A demanda na cidade aumentou e principalmente, os casos de Urgência/Emergência. Esses equipamentos vêm ao encontro da necessidade da população”. O gerente da UPA 24 horas conta ainda que a equipe médica e a equipe de enfermagem estão preparadas para trabalhar com os novos equipamentos. “Houve um plano de treinamento para que todos os profissionais se adaptassem às várias funções do equipamento”, enfatizou o gerente.

O Prefeito Padre Beffa, salienta o importante avanço na saúde em Arapongas com os novos equipamentos. “Estes monitores permitem a melhoria no atendimento a população, com maior agilidade e acompanhamento contínuo. A nova tecnologia vem para somar ao nosso objetivo que é servir cada vez mais a comunidade”, destacou o prefeito.

Equipe médica do UPA e enfermeiros foram treinados para manuseio do aparelho

ÚLTIMAS NOTÍCIAS






Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/1322_noticia_upa-24-horas-recebe-novos-equipamentos-para-atender-a-populacao


Voltar ao Topo do Site