Facebook Youtube Instagram
Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

População conta agora com atendimento psicossocial no CAPS II “Abelardo de Araújo Moreira” em Arapongas

SAUDE | Em 22/05/2014 às 16h08 - Por Assessoria de Imprensa
Prefeito relembrou tempos antigos da cidade e comemorou o CAPS que atenderá a população
Nesta quinta-feira, 22, foi inaugurado oficialmente o Centro de Atenção Psicossocial de Arapongas, programa do Governo Federal viabilizado pela gestão do Prefeito Padre Beffa. O atendimento será feito por médicos psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e por profissionais de enfermagem. Autoridades e profissionais da saúde estiveram presentes na cerimônia de inauguração.

O CAPS II irá prestar serviços de qualidade às pessoas com transtornos mentais, até então, a população não tinha acesso a esse atendimento na cidade. E para somar a esta conquista em nosso município, o prefeito Padre Beffa juntamente com o secretário de Saúde Alcides Livrari Junior, homenagearam o Dr. Abelardo de Araújo Moreira, médico atuante em todas as especialidades principalmente a psiquiatria, cujo nome foi dado a unidade de atendimento.

A secretária de Cultura Lazer e Eventos, Édina Maria de Azevedo Kümmel, homenageou a família do Dr. Abelardo de Araújo Moreira. “É uma emoção muito grande prestar essa homenagem a um médico que contribuiu tanto para a saúde da nossa cidade. Mesmo em uma época em que recursos e tecnologias eram escassos o Dr. Abelardo não mediu esforços para atender a população e buscar melhorias para saúde, é um exemplo para os jovens médicos”, declarou a secretária.

A Prefeitura Municipal, através do prefeito Padre Beffa entregou para a família do Dr. Abelardo de Araújo Moreira a placa de homenagem aos grandes e relevantes serviços prestados a população araponguense. Dr.ª Nitis Jacon de Araújo Moreira, esposa do homenageado, agradeceu muito emocionada. “Difícil controlar a fala é um momento de muita emoção, o Abelardo foi uma pessoa muito generosa, pessoas humildes tinham muito carisma por ele. Os anos se passaram e esta homenagem chegou no momento certo, agradeço ao prefeito Padre Beffa por nomear está unidade, que será um dos trabalhos mais importantes prestados a população, como CAPS Abelardo Araújo Moreira”, enfatizou.

Segundo o secretário de Saúde, Alcides Livrari Junior, a preocupação com a falta de um CAPS na cidade foi uma das primeiras questões levantadas pela gestão. “A cidade de Arapongas tem capacidade e condições para fornecer atendimento às pessoas com transtornos mentais. Inicia hoje o tratamento da saúde mental na cidade, sabemos que é um embrião neste projeto tão amplo e peço que cada profissional envolvido seja um comandante do exército sempre disposto a ajudar”, destacou. O secretário apresentou a equipe que estará prestando atendimento na unidade e agradeceu a presença da comunidade.

Para o prefeito Padre Beffa a inauguração do CAPS II “Abelardo de Araújo Moreira”, é o pagamento de uma divida de 22 anos com a população de Arapongas. “A força e vontade da equipe fornece hoje um atendimento que deveria estar em funcionamento há muito tempo. A contribuição que esta unidade fará para a história da saúde mental em nossa cidade será muito grande, este instrumento de serviço é espetacular”, salientou. O prefeito parabenizou o secretário de Saúde e destacou o bom desempenho da secretaria em Arapongas. “Parabéns pela luta constante, espero que a saúde continue assim, buscando melhorias sempre, pois quem tem dor merece respeito, zelo e carinho”.

A estrutura do CAPS II conta com instalação sanitária masculina e feminina, consultório de psiquiatria, consultório de psicologia, sala de fisioterapia, sala de atendimento social, sala de enfermagem, sala de espera, sala de observação (repouso) e triagem. O prefeito Antonio José Beffa juntamente com o secretário de Saúde, Alcides Livrari Junior e a Dr.ª Nitis Jacon de Araújo Moreira realizaram a abertura da fita para descerramento da placa do CAPS II, oficializando inauguração.

O vice prefeito Pedro Paulo Bazana declarou o bom andamento da saúde no município
O secretário Alcides Livrari Junior destacou todo trâmite até concretizar este projeto
Sabaudienses serão atendidos também e o prefeito Hugo Manuera firmou seu apoio e incentivo
Momento solene de descerramento da placa de inauguração finalizando o evento
Prefeito Padre Beffa com a equipe profissional multidisciplinar que atende no local
Beffa entrega placa à Nitis Jacon, espôsa do homenageado que deu nome ao CAPS
A secretária de Cultura Édina Kummell presta sua homenagem à família do médico

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/1315_noticia_populacao-conta-agora-com-atendimento-psicossocial-no-caps-ii-abelardo-de-araujo-moreira-em-arapongas


Voltar ao Topo do Site