Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Centro de Especialidades Odontológicas inaugura sala de Raio X panorâmico

SAÚDE | Em 24/05/2024 às 15h25, atualizado em 24/05/2024 às 15h27 Por Assessoria de Imprensa
Prefeito acompanha inauguração de novo espaço no CEO.

A Secretaria Municipal de Saúde tem fortalecido os serviços voltadas à saúde bucal. Na última quinta-feira, 23, com a presença do prefeito Sérgio Onofre, do secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, e demais profissionais da área, foi inaugurada sala de Raio X panorâmico do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – anexo ao Centro de Especialidades Jaime de Lima. “O Raio X panorâmico é um importante exame de diagnóstico por imagem e, sem dúvidas, um dos mais abrangentes da odontologia. É realizado por meio de uma técnica radiográfica que captura imagens de toda a estrutura bucal, para fácil visualização do complexo maxilomandibular e estruturas anexas”, explica o secretário da pasta, Paludetto Jr.

O prefeito Sérgio Onofre salientou os esforços que resultam na qualidade dos atendimentos em saúde pública. “Mais um passo positivo para a Saúde de Arapongas. Com o uso deste aparelho próprio, haverá a ampliação do acesso ao exame, impactando diretamente na oferta de serviços pelos profissionais de saúde de nossa rede, principalmente em vários tipos de tratamentos odontológicos”, falou Onofre.

OTIMIZAÇÃO

Ainda conforme a Secretaria de Saúde, a partir de uma radiografia panorâmica, é possível investigar alterações bucais, diagnosticar lesões e patologias e analisar a anatomia de dentes e ossos, para estabelecer um plano de tratamento. “Atualmente, é comum que dentistas usem a radiografia panorâmica para complementar o exame clínico, pois ela permite mais precisão no diagnóstico e auxilia os profissionais em diversos procedimentos”, complementou Moacir.

Estão entre as principais indicações de radiografias panorâmicas: reconhecimento de lesões; averiguação de cistos, tumores e inflamações; exame prévio à cirurgia bucomaxilofacial; análise de suporte ósseo periodontal; avaliação de terceiros molares;  investigação de fraturas pós-acidente; auxílio diagnóstico de anomalias e patologias bucais;  verificação de distúrbios da articulação-temporomandibular; pesquisa de reabsorções ósseas e radiculares; planejamentos pré-operatórios variados; e avaliação ortodôntica. Também pode ser usado para acompanhamento odontológico em todas as etapas de um tratamento e em visitas periódicas ao dentista para manutenção da saúde bucal. As imagens geradas podem ser visualizadas por qualquer profissional dos serviços públicos de saúde, de forma eletrônica - diretamente no prontuário eletrônico de cada paciente, trazendo agilidade ao processo de diagnóstico e tratamento. “Arapongas mais uma vez se coloca em destaque no Paraná na área da saúde bucal, uma vez que existem 52 Centros de Especialidades Odontológicas implantados no Paraná. Desse total, apenas 16 possuem o porte do CEO de Arapongas e pouquíssimos possuem este aparelho de Raio-X Panorâmico implantado aqui”, destacou o secretário, Moacir Paludett Jr.

Compõem a equipe odontológica do CEO de Arapongas:  José Fernandes (Diretor), Fabiola Mantine e Kely Ribeiro.


Onofre e equipe especializada de odontologia de Arapongas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/13045_noticia_centro-de-especialidades-odontologicas-inaugura-sala-de-raio-x-panoramico

Voltar ao Topo do Site