Prefeitura constrói abastecedouros comunitários na Gleba Orle e Água da Taiúva

Meio Ambiente | Em 21/03/2012 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Uma parceria entre a prefeitura de Arapongas, a Cooperativa Integrada, o Instituto Emater/SEAB e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, resultou na construção de dois Abastecedouros Comunitários, nas comunidades rurais da Gleba Orle e Água da Taiúva, beneficiando cerca de 31 agricultores familiares. Conforme o secretário do Meio Ambiente, Luiz Gonzaga, no Orle, além do reservatório para pulverização agrícola, foi construído outro, em separado, para consumo humano. “A água foi analisada e apresentou qualidade adequada para consumo”, justificou Gonzaga.

O agricultor Francisco Stramoski, observou que o projeto é uma antiga reivindicação da comunidade do Orle, pois o poço artesiano existente há vinte anos na localidade, apresentou problemas de rebaixamento de nível. “Já o abastecedouro comunitário para pulverização agrícola era uma estrutura improvisada e agora estas construções irão resolver os sérios problemas que vínhamos enfrentando”, salientou o agricultor.

Outra vantagem apontada pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Helbel, seria que tanto na Água da Taiúva, como na Gleba Orle, o tempo necessário para encher um tanque de pulverização agrícola, a maioria com 2.000 litros de capacidade, era de 1:30 a 2:00 horas. “Agora este tempo foi reduzido para 7 a 10 minutos”, concluiu o agrônomo.

O prefeito Beto Pugliese observou que além da importância do ponto de vista ambiental e social, estas obras preservam importantes mananciais aqüíferos, lembrando que estes abastecedouros comunitários estão localizados às margens dos Ribeirões da Ilha e Campinho, afluentes do Rio Pirapó, que abastece o consumo de água potável de Maringá. “O Rio Pirapó é a principal fonte de abastecimento de água de Maringá, cidade com mais de 350 mil habitantes. É nosso dever adotar todas as medidas necessárias para sua preservação, em parceria indispensável com os agricultores. Da mesma forma como vem ocorrendo na Bacia do Ribeirão Apertados, que abastece Arapongas, com participação de várias entidades”, finalizou o prefeito. A inauguração dos abastecedouros, acontece nesta sexta-feira, dia 23

Abastecedouro Comunitário com capacidade de 20.000 litros na Água da Taiuva
Reservatório para Consumo Humano com capacidade de 20.000 litros no Orle