Profissionais do Programa Mais Médicos são apresentados no Conselho Municipal de Saúde

SAÚDE | Em 15/05/2014 às 08h46 - Por Assessoria de Imprensa
Num clima de descontração e carinho os profissionais foram acolhidos pelos conselheiros
O Conselho Municipal de Saúde recepcionou em reunião todos os profissionais que prestam atendimento em Arapongas através do Programa Mais Médicos. Os médicos foram apresentados para os presentes, tiveram um momento para compartilhar suas experiências médicas nos países de origem e também as vivencias durante o período que estão na cidade.

A Secretaria de Saúde apresentou aos conselheiros o planejamento estratégico que tem sido elaborado desde 2013, o qual está sendo complementado com o Programa Mais Médicos. Segundo o coordenador do programa, Dr. Luiz Otávio Davanso, os profissionais foram locados em regiões estratégicas, visando atender a comunidade que buscava atendimento no antigo PAM 24h Zona Sul e as regiões que apresentam crescimento populacional.Vale ressaltar que os profissionais trabalham em tempo integral nas Unidades Básica de Saúde.

O secretario de Saúde, Alcides Livrari, destacou a participação do município nos programas do governo federal. “Arapongas entre os municípios da nossa regional, se destaca por participar praticamente, de todos projetos desenvolvidos para dar assistência a saúde”, comentou. Arapongas participou de três ciclos do Programa Mais Médicos, buscando o suporte ao planejamento da Secretaria de Saúde. Até o momento nove profissionais atendem a população através do Programa Mais Médico.

No primeiro ciclo, em 2013, Arapongas recepcionou dois médicos, Dr.ª Talita Weiss Frederico, que é brasileira, mas estudou e realizou atendimento clinico na Argentina. Em Arapongas a médica presta atendimento a população na UBS São Bento. E o segundo, Dr. Nicolas Mariano Antonini, argentino, que atende na UBS Baroneza.

A Secretaria de Saúde conseguiu contemplar seu planejamento com mais quatro médicos no terceiro ciclo, em fevereiro. Dr Jonnis Lores Samon, cubano, que atende na UBS Santo Antonio. Dr.ª Tâmara Cuetara Suarez, cubana, locada na UBS Padre Chico. Dr.ª Yanet Cordova Escobar, cubana, presta atendimento na UBS CAIC, Dr. José Vicente Pérez Gómez, venezuelano, que atende na UBS Aricanduva.

No quarto ciclo do programa três profissionais foram recepcionados na cidade. Dr.ª Andrea de Los Angeles Penaloza Valarezo,equatoriana, e Dr.ª Indira Judith Gamez, venezuelana, que prestarão atendimento na nova UBS Araucária. Dr. Victor Manuel Caldera Lopez, que atende na UBS San Rafael. A Secretaria de Saúde acompanha todos os profissionais que chegaram ao município através do programa, dando suporte para a adaptação dos mesmos.

O coordenador do projeto enfatizou o objetivo da Secretaria de Saúde com o Programa Mais Médicos. “Nosso intuito é criar uma rede de atendimento em Atenção Básica com as equipes do Programa Saúde Família já existentes e fortalecer esta equipe”. Dr. Luiz Otávio Davanso informou ainda a participação do município no PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica), onde a secretaria recepcionou dois médicos. Dr.ª Eliane Yak, que atende na UBS Ulisses e Dr. Lucas Pagan, locado na UBS Columbia.

Dr. Nicolas, argentino e sua espôsa Dra. Talita, brasileira, vindos da Argentina
No quarto ciclo vieram Dr.ª Andrea,equatoriana, Dr.ª Indira, venezuelana e Dr.Victor
Dr Jonnis, Dra Tâmara e Dra Yanet são cubanos e Dr. José Vicente, venezuelano- do 3° ciclo
Secretário ressalta que dos municípios da regional de saúde Arapongas é destaque em saúde