Arapongas garante mais dois colégios estaduais, um no Interlagos e outro no San Raphael 5

GOVERNO | Em 23/04/2024 às 17h41, atualizado em 23/04/2024 às 17h44 Por Assessoria de Imprensa
Sala de Aula - Imagem Ilustrativa

Ampliando o acesso à educação de ensino médio, Arapongas garantiu a construção de mais dois colégios estaduais por meio de recursos do Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Educação. A informação foi confirmada por meio do secretário municipal de Governo, Rafael Cita. A Prefeitura fez a doação dos terrenos, sendo um na região do Conjunto San Raphael 5 e outro no Jardim Interlagos. “Já redigimos e encaminhamos o projeto de lei autorizando a doação de terreno ao Estado do Paraná para a construção e instalação de moderna unidade escolar no Jardim Interlagos. O mesmo processo já havia sido feito também para a construção de outro colégio no San Raphael 5. Com isso, o município irá conseguir suprir a demanda de vagas dentro da rede estadual”, explicou.

O prefeito Sérgio Onofre, que nesta terça cumpre agenda em Curitiba, também celebrou as conquistas, reforçando o compromisso da atual gestão com toda a área da Educação, desde o ensino infantil e fundamental, da Rede Municipal, até a Rede Pública Estadual (Ensino Médio). “Isso garante uma maior qualidade na educação de Arapongas, desde os pequenos alunos até os estudantes do Ensino Médio. A escolha das regiões para a instalação dos novos colégios se deu com base em análise de dados, onde verificamos essas maiores demandas”, pontuou. Onofre também agradeceu ao apoio do governador Ratinho Jr. “Ele e sua equipe não medem esforços e sempre contribuem com os municípios. E Arapongas é um exemplo disso”, falou.

ESTRUTURAS
Com projeto desenvolvido por meio do Governo do Estado e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), o Colégio Estadual a ser construído no Jardim Interlagos contará com 20 salas de aulas, área administrativa, biblioteca, laboratórios, sala ambiente, cozinha, refeitório, banheiros e ginásio com quadra poliesportiva.
A capacidade será para atender cerca de 600 alunos no ensino integral. Caso seja ensino parcial, a capacidade de atendimento sobe para 1.200. A construção será em terreno localizado entre a Avenida Taperaçu Cinza e Rua Pato Bravo do Mato – Jardim Interlagos, com área de 18.104,62m². O projeto de construção do Colégio Estadual do San Raphael 5 – a ser edificada na Rua Lavadeira do Norte, também conta com 20 salas de aulas, área administrativa, biblioteca, laboratórios, sala ambiente, cozinha, refeitório, banheiros e ginásio com quadra poliesportiva.
Ainda segundo o Núcleo Regional de Educação de Apucarana – NRE, os investimentos serão de cerca de R$ 25 milhões em cada unidade.

RELEMBRE
Também com aporte do Governo Estadual, a Prefeitura de Arapongas inaugurou em 2022 o Colégio Estadual Irondi Mantovani Pugliesi, na região sul da cidade. Com a unidade, 740 alunos deixaram de percorrer cerca de 8 km para terem acesso a instituições de Ensino Médio em outras regiões da cidade, o que resultou em uma redução de 40% em deslocamento escolar. Com capacidade para atender 1.200 alunos, a instituição abrangeu estudantes que moram no Jardim Planalto, Casa da Família II, Conjunto São Bento e Conjunto Palmares, entre outros, que saem do ensino fundamental e passam a ser inseridos no ensino médio.

Terreno no Jardim Interlagos.
Terreno do Cj. San Raphael 5.
Terreno no Cj. San Raphael 5.