Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Famílias do Dorcelina Folador recebem títulos definitivos de propriedade

AGRICULTURA | Em 07/12/2023 às 17h40 - Por Assessoria de Imprensa

Um sonho de vários anos de famílias do Assentamento Dorcelina Folador acaba de se tornar realidade: a assinatura dos Títulos Definitivos (TD) de propriedade. Foram beneficiadas 62 das 94 famílias assentadas. As demais famílias, cujos documentos ainda estão em tramitação, deverão receber os títulos em outra etapa. O evento contou com a presença de várias lideranças, entre elas Nilton Bezerra Guedes, superintendente regional do Incra. O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, também comemorou. “Ficamos felizes com o desfecho, pois é um trabalho que demorou anos e que teve também a participação direta da Prefeitura de Arapongas”, afirmou Onofre. Ele não esteve presente, em função de compromissos assumidos previamente. A entrega dos títulos aconteceu na manhã do último dia 02.

Vicky Vergara, diretora de Agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, destacou que o empenho pela emissão dos títulos já dura anos. “Esse trabalho se tornou mais intenso a partir de 2018. Foi firmado, inclusive, um Termo de Cooperação Técnica entre o Incra e a Prefeitura, que foi um passo imprescindível para se chegar agora à emissão dos títulos”, comenta Vicky. Em fevereiro de 2022, em evento no auditório da Prefeitura de Arapongas, com a presença também do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, foi feita a entrega de mapas memoriais descritivos, parte do processo para a regularização fundiária. O mapa trouxe exatamente qual é o limite da propriedade, com imagens georreferenciadas. Na época, o diretor de Gestão Territorial do IAT, Amílcar Cavalcante Cabral, disse que o trabalho realizado no assentamento representou investimento da ordem de R$ 300 mil. O prefeito Sérgio Onofre relembrou a luta das famílias de assentados desde a ocupação e o apoio que deu a elas desde os tempos em que era vereador, inclusive nas situações de enfrentamento. “Eu não conheço os demais assentamentos, mas o que posso falar é que aqui, no Dorcelina Folador, há pessoas de bem, há famílias de trabalhadores, de onde inclusive compramos parte dos alimentos que compõem a nossa merenda escolar”, destacou o prefeito.

Também na época, alguns assentados mostraram-se emocionados ao receber o documento. “Há muito tempo que eu estava esperando por isso. O sofrimento que eu tive pra chegar até esse momento não tem como explicar”, afirma Alcides Ramos. “Não tenho palavras. É só gratidão. Estou há 12 anos na propriedade e estamos juntos mais do que nunca”, relatou Iracema de Oliveira Bezerra, que cultiva cana, mandioca, milho e verduras.

No evento desse dia 02, também esteve presente Damasceno José Oliveira, da Direção Estadual do MST no Paraná.

 



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/12587_noticia_familias-do-dorcelina-folador-recebem-titulos-definitivos-de-propriedade

Voltar ao Topo do Site