Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

II Mostra de Robótica reconhece projetos inovadores dos alunos da Rede Municipal

EDUCAÇÃO | Em 24/11/2023 às 10h33, atualizado em 24/11/2023 às 12h54 Por Assessoria de Imprensa
II Mostra de Robótica reconhece projetos inovadores dos alunos da Rede Municipal

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quinta-feira, 23, a  II Mostra de Robótica com alunos dos 5º anos. Pelo segundo ano consecutivo, objetivo foi colocar em prática a aprendizagem adquirida ao longo do ano letivo, desenvolvendo projetos criativos e inovadores – com a orientação dos professores. A exposição de todos os trabalhos aconteceu nos espaços da Biblioteca Municipal Machado de Assis. Ao todo, 23 escolas municipais participaram da Mostra. A iniciativa contou também com o apoio da empresa Brink Mobil que realizou uma formação com os professores, reforçando a metodologia e auxiliando no desenvolvimento dos trabalhos. No período da noite, a Secretaria de Educação realizou a premiação dos tralhados escolhidos como os “Mais Inovadores” dentro da proposta estabelecida. Neste ano, a temática foi trazer resolução para a seguinte problemática: Invenção de novo recurso tecnológico para resolver manutenção e conserto dos motores, com construção de um equipamento que ao final do dia, permita que essas peças sejam localizadas e recuperadas (parceria da Empresa Concessionária Aravel Motors Arapongas), construir um dispositivo que permita a automatização das embalagens que possuem o diâmetro de entrada menor que a largura dos petiscos (apoio da Dogs Pet – Especialista em Petiscos) e construção um dispositivo que permita a realização da limpeza do local - sem que o mesmo levante a poeira da serragem da madeira que acumula no chão (apoio da Carppem Indústria Moveleira). “Tivemos todo o empenho de nossos alunos, professores e apoiadores. Foi um grande sucesso que comprova na prática como a disciplina de robótica contribui para o desenvolvimento dos nossos estudantes. Estão todos de parabéns”, pontuou a secretária da Educação, Cristiane Rossetti.

CLASSIFICAÇÃO

- Escola M. Rural Duque de Caxias (1º lugar)

Projeto: “Xô, Pó” – EQUIPE: Estrelas da Robótica

- Escola M. Presidente Getúlio Vargas (2º lugar)

Projeto: “Empacotron” – EQUIPE: Techno Bots

- Escola M. Antônio de Moraes Barros (3º lugar)

Projeto: “Robô Pega-Pega” – EQUIPE: EJEM Moraes Tecnologia.

Participaram também demais secretários municipais, presidente da Câmara Municipal, Márcio Nickenig e demais vereadores da base aliada.

VOCÊ SABIA?

A Robótica Educacional foi implantada no currículo da Rede Municipal de Ensino em maio de 2018, encaixando as inovações tecnológicas exigidas na educação moderna, cumprindo sua finalidade de melhorar os índices de desenvolvimento dos alunos. Em 2019, a matéria que antes era aplicada junto com as aulas de Ciências, passou a ter status de disciplina, com professores específicos e aulas duas vezes por semana. A Robótica atende mais de 7 mil alunos do 1° ao 5° ano.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/12520_noticia_ii-mostra-de-robotica-reconhece-projetos-inovadores-dos-alunos-da-rede-municipal

Voltar ao Topo do Site