Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Ginástica Rítmica acende sonhos de crianças em Arapongas

ESPORTE | Em 16/04/2014 às 13h26 - Por Assessoria de Imprensa
Beleza, agilidade e expressão artística são qualidades dessa modalidade
Há cerca de dois anos, a vida de Liandra Vitória, de 11 anos, começou a mudar através do esporte. Ela começou a participar das aulas de GR no ginásio Mateus Romera e os reflexos do compromisso com o esporte começaram a aparecer. “Percebí uma melhora na autoestima e no comportamento dela”, afirma a mãe de Liandra, Fabíola dos Santos. A filha não é a primeira na casa a se interessar pelo esporte. De acordo com Fabíola, o filho mais velho também participou das escolinhas de futsal durante toda a infância e ainda hoje pratica o esporte de forma amadora. “Acho muito importante essas escolinhas porque assim as crianças não se envolvem com coisa errada e não dão trabalho em casa”, diz a mãe da pequena atleta. Liandra é uma das meninas da escola de GR que já participa de competições e sonha em seguir carreira como atleta.

A rotina de Vitória Torres dos Santos também está diferente há 5 meses. Moradora do Jardim do Sol, a aluna de 13 anos caminha até o Conjunto Flamingos duas vezes por semana, acompanhada da mãe. Edilene Bezerra Torres conta que há oito anos a família chegou à cidade, vinda de Pernambuco. Participar das aulas de GR é a realização de um sonho para a filha. “Vitória sempre quis fazer, mas nunca teve oportunidade. Agora, faça chuva ou faça sol, ela nunca falta às aulas”, conta a mãe. A menina leva o esporte a sério e sonha em ser atleta profissional, inspirada em ídolos como Daiane dos Santos e Daniele Hipólito.

O Esporte
Beleza, elasticidade, habilidade, graciosidade, agilidade, expressão artística. Essas são algumas das qualidades necessárias a praticante da ginástica rítmica. E todas elas são encontradas mais facilmente nas mulheres, únicas participantes da modalidade. A GR, como é chamada, surgiu por volta da década de 1920, quando foram acrescentados novos exercícios e música à ginástica artística. Seu primeiro campeonato foi disputado em 1961, justamente um ano antes da Federação Internacional de Ginástica reconhecer a categoria. A estreia em Jogos Olímpicos aconteceu mais tarde, em Los Angeles 1984. A ginástica rítmica conta com provas individuais e por conjunto, na qual cinco ginastas se apresentam juntas.

Inscrições
A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Esporte, atende cerca 70 meninas no Ginásio Mateus Romera e outras 50 na Escola Aleydah com a escolinha de GR – Ginástica Rítmica. As aulas no Mateus Romera acontecem todas as terças e quintas-feiras, em três horários diferentes: das 9 as 10h, das 10 as 11h e das 13 as 14h30. Na Escola Aleydah, as aulas são as terças e quintas-feiras das 13 as 14h30.

Participar de competições e seguir carreira são sonhos das atletas
Mãe considera importante e percebeu mudanças na auto-estima e comportamento da filha
Vitória com 13 anos sonha em ser profissional e leva o esporte a sério, conta a mãe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/1236_noticia_ginastica-ritmica-acende-sonhos-de-criancas-em-arapongas

Voltar ao Topo do Site