PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Blitz da Força tarefa na região do Flamingos visitou locais de focos do mosquito da Dengue

MEIO AMBIENTE | Em 16/04/2014 às 11h03, atualizado em 16/04/2014 às 14h46 Por Assessoria de Imprensa
Os participantes da ação se concentraram na Paróquia São Francisco de Assis

Em Arapongas, nesta terça-feira, 15, equipes das secretarias de Meio Ambiente e Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Defesa Civil e os Agentes Comunitários de Saúde, estiveram reunidos numa força tarefa que atuou na região do Flamingos recolhendo objetos e visitando locais pré-determinados. Ao iniciarem os trabalhos, o secretário de Meio Ambiente Vanderlei C. Sartori Junior, orientou os participantes, que ouviram também as palavras do pároco da Igreja São Francisco de Assis, Pe. Rui Fernando de Oliveira Santos. Padre Rui associou a ação ambiental à personalidade de Francisco de Assis um protetor da natureza e, concluiu apontando que entre as faltas cometidas, o pecado social tem gravidade pois é prejudicial ao próximo, observando a responsabilidade de todos na prevenção à Dengue.

Alguns munícipes já haviam sido notificados pela Vigilância Sanitária por conta de utilizarem residências como depósito de objetos recicláveis a céu aberto; nestes casos foram estabelecidos acordos pontuais, bem como, ocorreram autuações devido às condições precárias de alguns dos pontos visitados. Segundo o secretário foi surpreendente o número de objetos descartados pela população, o que demanda a continuidade das tarefas de recolhimento por mais dias que forem necessários.

A coordenadora do Controle de Endemias Aparecida de Oliveira Santos, considerou o resultado da ação na região como positivo. “Os objetos que os moradores retiraram dos quintais e o recolhimento que foi feito a partir dos tratores e caminhões de coleta, foram significativos o que vem a colaborar com o trabalho de nossas equipes no controle do mosquito”, ressaltou Aparecida, informando que o último LIRA de Arapongas, feito em março, apontou um índice de 2,2% de infestação do mosquito transmissor da Dengue, sendo que dos 15 casos confirmados até agora, 13 são do Jardim San Rafael.

Estas ações ocorreram após reunião no gabinete, na qual o prefeito Padre Beffa determinou que fosse feita avaliação das fontes de riscos à saúde e solicitou providências para eliminação dos problemas. “Com a articulação das entidades governamentais que desenvolveram os trabalhos de prevenção, fiscalização e autuação, esperamos poder melhorar o que é preciso e manter um quadro saudável para o cotidiano dos araponguenses”, enfatizou o prefeito.

Na primeira ação conjunta foi detectado uma situação grave e preocupante nesta residência
Além da residência o morador utilizava da calçada e imediações com objetos
No Flamingos, além da coleta que a moradora faz, o interior do imóvel estava precário
Na área de preservação encontraram lugar suspeito com foco de larvas na água acumulada