Rua de Brincar e vacinação para as crianças encerram Semana do Bebê

EDUCAÇÃO | Em 08/05/2023 às 15h58, atualizado em 08/05/2023 às 16h00 Por Assessoria de Imprensa
Rua de Brincar e vacinação para as crianças encerram Semana do Bebê

A Prefeitura de Arapongas, por meio da integração das secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, Administração e Desenvolvimento, Trabalho e Renda, além do Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância, grupo especializado composto por representantes da Educação, Assistência Social, Saúde CMDCA e Conselho Tutelar, encerrou no último sábado, 06, as atividades da Semana do Bebê. A iniciativa é ligada ao Projeto Primeira Infância, voltado para a proteção e defesa dos direitos da criança - da fase de gestação até os seis anos de idade.
Com grande festa e boa adesão por parte da população, a Praça da Saudade (em frente ao Cemitério Municipal) recebeu a Rua de Brincar, com diversos brinquedos, atividades recreativas, distribuição de sorvetes, pipoca e algodão doces e, de maneira simultânea, a vacinação contra a Influenza (gripe) – em crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). De acordo com a Secretaria de Saúde, 60 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas.
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhou as atividades e destacou o empenho das secretarias coligadas neste projeto. “É algo fantástico. Uma iniciativa que engloba diversas secretarias em um único propósito: levar maior acesso e serviços de qualidade voltados à primeira infância. Desde o início abraçamos esta causa, que tem dado passos positivos”, disse. Aitividades recreativas contribuem para o desenvolvimento intelectual, emocional e social.
A Semana do Bebê foi lançada no último dia (02) e trouxe um cronograma específico, com palestras com nutricionistas, psicólogas e fisioterapeuta, destinadas às gestantes e mães atendidas no Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam).
Já em dezembro do ano passado, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, assinou o decreto nº870/22, que institui o Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância. Desde outubro do ano passado, com apoio da Câmara Municipal, com intermédio do vereador e professor Marcelo Junio, o município tem se articulado para a implantação desses serviços, por meio da elaboração de políticas públicas. Coordenam o Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância Marcelo Junio e a psicóloga Clarissa Bergonci. “Isso só nos motiva cada vez mais. Teremos muitas ações voltadas à primeira infância em Arapongas, sempre de maneira colaborativa e integrada, promovendo o que a população merece”, finalizou Marcelo Junio.