Semana do Bebê: Prefeitura promove palestras, Rua de Recreio e vacinação para as crianças; veja o cronograma

EDUCAÇÃO | Em 03/05/2023 às 14h27, atualizado em 03/05/2023 às 14h30 Por Assessoria de Imprensa
Cisam recebe ações da Semana do Bebê. Veja o cronograma completo

Lançada ontem, 02, a Semana do Bebê - iniciativa ligada ao projeto “Primeira Infância”, voltado para a proteção e defesa dos direitos da criança - da fase de gestação até os seis anos de idade, tem dado sequência as atividades programadas. Nesta quarta-feira, 03, as pacientes atendidas no Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam) participaram de uma palestra com a nutricionista Patrícia Bertoncin. A oportunidade abordou os temas: Pirâmide alimentar; alimentos indicados e não indicados para as mães na fase de amamentação; dicas para evitar enjoos; orientações nutricionais; importância da amamentação; doação de leite materno, esclarecimentos de dúvidas nutricionais, entre outros. O ato contou também com a presença da gerente do Cisam, Juliana Parazzi e equipe, do vereador Toninho da Ambulância e da psicóloga e uma das coordenadoras do Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância, Clarissa Bergonci. “São troca de informações importantes para as gestantes do município e que vêm colaborar com os cuidados com as crianças – logo na primeira infância. Momento fundamental na formação e desenvolvimento dos nossos pequenos”, falou Bergonci.

A semana do Bebê segue até o dia 06 de maio (Sábado) -  data em que será realizada a Rua de Recreação, na Praça da Saudade (Praça do Cemitério). No mesmo dia e local, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) – em crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Será necessário levar carteirinha de vacina das crianças e documentos pessoais de pais ou responsáveis.

As atividades da Semana do Bebê contam com o envolvimento da Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração e a de Desenvolvimento, Trabalho e Renda.

Veja o cronograma completo:

03/05: Palestra com a nutricionista Patrícia Bertoncin – no Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam), às 8h;

04/05: Palestra com a psicóloga Clarissa Bergonci - no Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam), às 8h. No mesmo dia será realizado ações na Estação Cultural Milene (Feira da Lua) - com horário a definir.

05/05: Palestra com a fisioterapeuta Érika Hiromi, no Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam), às 8h.

06/05: Rua de Recreação, na Praça da Saudade (Praça do Cemitério), das 14h às 17h. (Com contação de histórias; Gincanas, resgate de brincadeiras antigas e atividades esportivas - tudo gratuito). E vacinação para as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias).

VOCÊ SABIA?
Em dezembro do ano passado, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, assinou o decreto nº870/22, que institui o Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância. Desde outubro do ano passado, com apoio da Câmara Municipal, com intermédio do vereador e professor Marcelo Junio, o município tem se articulado para a implantação desses serviços, por meio da elaboração de políticas públicas.