Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Boletim da dengue registra 18 casos confirmados; Controle de endemias reforça para ações de combate

SAÚDE | Em 08/02/2023 às 14h15, atualizado em 08/02/2023 às 14h15 Por Assessoria de Imprensa

O Controle de Endemias divulgou nesta quarta-feira, 08, o Boletim Epidemiológico da dengue em Arapongas. De 29 de janeiro a 04 de fevereiro, o município tem o registro de 18 casos confirmados de dengue (sendo sete adquiridos no próprio município e 11 casos importados). Neste mesmo período, os dados trazem ainda: 915 notificações; sete em investigação, 890 negativos e nenhum óbito. De acordo com o coordenador do setor, Valdecir Pardini, as ações básicas de combate têm sido executadas. “Nossas equipes intensificaram as visitas domiciliares, visando eliminação de criadouros e tratamento focal em criadouros que não podem serem removidos. São realizados os bloqueios nos casos confirmados de dengue e monitoramento em pontos estratégicos”, disse. O carro do fumacê também tem passado por regiões da cidade. Vale lembrar que a atuação de cada morador é válida no combate ao mosquito. “ Se cada um tirar pelo menos 10 minutos semanais para a verificação dos quintais, e também dos ambientes internos, é possível eliminar os focos de água parada e, dificultar o surgimento do mosquito”, salienta Pardini.

LIRAa 2023

O Controle de Endemias apresentou o primeiro Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. O método simplificado mostra os indicadores que permitem conhecer a distribuição do vetor Aedes Aegypti no município e também nos distritos (Campinho e Aricanduva). Os números são de 09 a 13 de janeiro. Segundo os dados, Arapongas apresenta índice 2,2%, representando risco médio de infestação pelo mosquito Aedes aegypti – causador de doenças como dengue, zica e chikungunya.

PARANÁ

O boletim semanal da dengue registra 3.176 casos confirmados da doença. São 333 casos a mais do que o anterior. Os dados são do 24º Informe Epidemiológico. Os casos confirmados estão distribuídos por 230 municípios, e ainda há 6.321 casos em investigação.

O boletim traz o registro de dois novos óbitos, aumentando para cinco o número de mortes por dengue no Estado. São dois homens. Um deles tinha 31 anos, era residente do município de Centenário do Sul e não tinha comorbidade. O outro homem morava em Marilena, tinha 84 anos, com comorbidade.

Os óbitos ocorreram em 23 de outubro e 23 de dezembro de 2022, respectivamente.

Em relação a Zika Vírus, o informe apresenta 35 casos notificados, sendo que sete estão em investigação.

FONTE: SESA



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/11528_noticia_boletim-da-dengue-registra-18-casos-confirmados-controle-de-endemias-reforca-para-acoes-de-combate

Voltar ao Topo do Site