Arapongas recebe médico para atuar na UBS do Conjunto Columbia

Saúde | Em 07/03/2014 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Doutor Lucas Pagnan Garrocini é recepcionado na UBS do Conjunto Columbia
O secretário municipal da Saúde, Alcides Livrari Junior recepcionou na quinta-feira (6) o novo médico que irá trabalhar na UBS do Conjunto Columbia, por meio do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab), uma parceria entre Ministério da Saúde e Prefeitura de Arapongas.
“Estamos alinhados com a política de atenção básica do Ministério da Saúde. A meta do prefeito Padre Beffa é fazer com que as nossas UBS tenham atendimento mais humano e mais próximo do paciente. O prefeito tem investido muito na estrutura da nossa rede básica de saúde e a chegada desse profissional é essencial para a qualidade do serviço oferecido”, destacou Livrari.
O profissional que atuar através deste programa tem uma carga horária diferenciada dos demais médicos. Segundo o Ministério da Saúde, para receber a bolsa federal e o benefício na residência os profissionais devem cumprir 32 horas semanais de atividades práticas nas unidades de saúde e oito horas de atividades acadêmicas no curso de especialização em Atenção Básica oferecido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS).
Ainda segundo o Secretário de Saúde a região do Colúmbia foi escolhida por ter grande população e fazer parte do novo planejamento de atendimento no programa saúde da família, ressalta o secretário, afirmando que em breve, outras regiões terão atendimento médico ampliado.
O prefeito Padre Beffa deseja sucesso e que o novo profissional seja também colaborador da gestão no Conjunto Columbia. O Provab é reconhecido nacionalmente por ser benéfico tanto para o médico que tem a oportunidade de atuar, visando à residência, como para a população atendida no SUS. A Secretaria de Saúde, com esse profissional, tem a garantia de receber um reforço com qualidade na equipe”, conclui o prefeito.