Pré-Conferência propõe diretrizes para Políticas Públicas em Saúde; novo encontro será dia 26

SAÚDE | Em 20/01/2023 às 16h38, atualizado em 20/01/2023 às 16h39 Por Assessoria de Imprensa

Ontem, 19, o Conselho Municipal de Saúde de Arapongas (CMS), com apoio da Secretaria de Saúde, promoveu a primeira Pré-Conferência em Saúde, no Salão Paroquial Igreja Senhor Bom Jesus – Praça Carlos Gomes, em Aricanduva. O ato contou com a presença do secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, do presidente do CMS, Eucir Antônio Zanatta, do gerente distrital de Aricanduva, Lita Evangelista, do vereador Cecéu, Marcos Vinícius Oliveira – Diretor da 16ª Regional de Saúde; Edinalva de Moura – responsável pela Seção de Ações Estratégicas e Redes de Atenção – 16ª Regional, além da presença de Conselheiros de Saúde e comunidade em geral.

O encontro contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, incluindo também moradores do Assentamento Dorcelina Folador. “ Todos contribuíram para a construção de Políticas Públicas para o setor e de levantamento de propostas e sugestões para serem acrescidas na Programação Anual de Saúde e no Plano Municipal de Saúde”, disse o secretário da pasta, Moacir Padelutto Jr.

Estavam entre os pontos principais, demandas e observações as prioridades para a liberação de exames, o fortalecimento do aleitamento materno; com a expectativa da diminuição de alergias e intolerância a lactose, a melhoria da logística de transportes de pacientes do Distrito; ações preventivas; melhorias para o acompanhamento da população rural em geral e do Assentamento Rural. Houve também trocas com a gestão para sanar dúvidas entre outras demandas citadas, sendo que estas serão base para a XIII Conferência de Saúde / 2023. “ Tivemos um encontro produtivo, discutindo pautas importantes e de relevância para a saúde municipal. A expectativa é grande para o próximo encontro e contamos com a participação de todos”, afirma Zanatta.

Os encontros acontecerão em diversos pontos do município, viabilizando a participação de toda a população, onde serão discutidas reivindicações e propostas para a qualificação permanente dos Serviços Públicos de Saúde Municipal, sendo levadas para a XIII Conferência Municipal de Saúde -  a ser realizada nos dias 10 e 11 de março de 2023 e como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”.

2ª Pré-Conferência

Data:26/01/2023

Local: CCI Tia Sú – R: Gavião Preto, 439 – JD. Petrópolis

3ª Pré-Conferência