Arapongas realiza a 1ª Conferência Municipal da Defesa Civil

Defesa Civil | Em 27/02/2014 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
A sociedade é a parte mais importante  na história da  prevenção
O prefeito Padre Beffa participou da manhã desta quinta-feira (27), da cerimônia de abertura da a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil no Auditório do Corpo de Bombeiro. A iniciativa visa estabelecer o diálogo democrático entre a sociedade civil e poder público.
Para criar uma cidade resiliente, apta aos imprevistos, é preciso que todas as adversidades sejam resolvidas sem precisar de muitos recursos. Portanto, com essa finalidade, o município Arapongas se prepara de forma preventiva, antecipando os problemas.
Segundo o comandante do corpo de bombeiro, major Natal ,o nosso objetivo é promover a participação, controle social e integração das políticas públicas da Defesa Civil, tendo em vista novos paradigmas. “É o momento para escutar as reivindicações da comunidade. O que eles precisam é que o poder público possa montar estratégias para poder intervir e ajudar”, disse.
Durante o evento também foi assinado o plano de contingência que será encaminhado para Curitiba.
Conforme o coordenador da Defesa Civil Marcelo Fiori, os resultados serão levados para a fase estadual e posteriormente para a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), que será realizada no mês de maio, em Brasília.”Basicamente a conferência municipal tem por objetivo conhecer a realidade local no que compete as necessidades da defesa civil, que serão levadas para a etapa nacional”, disse o coordenador.
O prefeito Padre Beffa salientou a importância da participação popular e frisou: “a sociedade é a parte mais importante  na história da  prevenção, para  saber agir nos momentos mais difíceis”.
Participaram da conferência secretários municipais,vereadores, entidades, associações , entre outros.

Durante o evento também foi assinado o plano de contingência
Os resultados serão levados para a fase estadual e posteriormente para a 2ª CNPDC