Alunos da rede municipal participam da 1ª Mostra de Robótica

EDUCAÇÃO | Em 07/12/2022 às 17h02, atualizado em 07/12/2022 às 17h05 Por Assessoria de Imprensa
Alunos da rede municipal participam da 1ª Mostra de Robótica

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na última terça-feira, 06, a 1ª edição da Mostra de Robótica, que envolveu os alunos – do 1º ao 5º ano, das Escolas Municipais. O objetivo foi colocar em prática a aprendizagem adquirida ao longo do ano letivo, desenvolvendo projetos criativos e inovadores – com a orientação dos professores.  Todos os projetos foram expostos no salão da Igreja Trindade, contando com a visitação de autoridades, entre elas, o vice-prefeito Jair Milani, secretária da pasta, Cristiane Rossetti, equipe pedagógica da Semed, demais secretários municipais e vereadores da base aliada. Já no período da noite, foi feita a premiação aos dos trabalhos que mais se destacaram -  sendo analisados por uma banca de jurados. “ Algo inovador que acompanha os passos da nossa Robótica. Parabenizamos o empenho dos nossos alunos, professores, corpo de jurados e toda a equipe da Semed que esteve envolvida na 1ª Mostra de Robótica”, falou Rossetti. Todo o projeto contou com o apoio da empresa Brink Mobil que realizou uma formação com os professores, reforçando a metodologia e auxiliando no desenvolvimento dos trabalhos.

GANHADORES

Entre tantos projetos inovadores, três deles ocuparam o pódio:

1º lugar – Escola Municipal Duque de Caxias – com o projeto “Alimentador de cães”

2º lugar- Escola Municipal Aricanduva – com o projeto “Robofarma”

3º lugar - Escola Municipal Alzira Horvatich – com o projeto “Mão mecanizada”

VOCÊ SABIA?

A Robótica Educacional foi implantada no currículo da Rede Municipal de Ensino em maio de 2018, encaixando as inovações tecnológicas exigidas na educação moderna, cumprindo sua finalidade de melhorar os índices de desenvolvimento dos alunos. Em 2019, a matéria que antes era aplicada junto com as aulas de Ciências, passou a ter status de disciplina, com professores específicos e aulas duas vezes por semana. A Robótica atende 7.194  alunos do 1° ao 5° ano.