Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Coleta Seletiva tem bons resultados em Arapongas

Meio Ambiente | Em 18/02/2014 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Um dos modernos caminhões adquiridos para a coleta seletiva
Implantada a pouco mais de 4 meses a Coleta Seletiva em Arapongas vem obtendo resultados satisfatórios e cumprindo um de seus principais objetivos, que é evitar que materiais recicláveis sejam depositados no aterro sanitário da cidade, aumentando assim sua vida útil e ao mesmo tempo, beneficiando famílias e cooperativas de catadores.

Desde a primeira etapa de implantação, ocorrida em setembro de 2013, o serviço vinha sendo realizado de forma a perceber a adesão da população, para que os responsáveis tivessem uma visão mais ampla e clara das demandas do setor. Passado este período de adaptações e aprimoramento, a partir de janeiro deste ano o serviço começou a apresentar seus resultados práticos, com uma coleta diária de aproximadamente 4 toneladas de materiais recicláveis, que são enviadas para a Cooperativa de Recicladores e Associação de Catadores de Arapongas (Coopreara e Ascar), a título de doação. A meta é dobrar esta capacidade até o final deste ano, através de mais campanhas de conscientização e aperfeiçoamento do serviço, que já é considerado um dos grandes acertos da administração do prefeito Padre Beffa e equipe.

Atualmente o recolhimento de material para Coleta Seletiva é realizado em 179 bairros, alcançando 100% do perímetro urbano da cidade. Sua estrutura é composta por três caminhões especialmente adaptados para o trabalho, cada um com uma equipe permanente de 3 funcionários. Existe um cronograma de coleta seletiva, que atende determinados bairros a cada dia da semana e segundo o secretário de Meio Ambiente, Justo Marques, mesmo com pouco tempo de existência, a população vem respondendo bem ao programa  e levando ao pé da letra o princípio dos 3 Rs, que significa Reduzir, Reciclar e Reaproveitar. “A própria população está entendendo que a coleta seletiva de lixo é de extrema importância para ela mesma, pois além de gerar renda para centenas de famílias de catadores da cidade, também significa um grande ganho ambiental”, disse Justo.
.
Finalizando o secretário reitera que para participar da Coleta Seletiva, a população deve fazer a separação dos resíduos (papel, plástico, metal e vidro) em um único recipiente/saco, que podem ser depositados na porta de suas casas nos dias estipulados para o seu bairro.

Confira o cronograma da Coleta Seletiva em seu bairro clicando no fac-simile acima

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/1125_noticia_coleta-seletiva-tem-bons-resultados-em-arapongas

Voltar ao Topo do Site