Saúde mental na gestação e puerpério é tema de palestra

SAÚDE | Em 03/10/2022 às 14h32, atualizado em 03/10/2022 às 14h34 Por Assessoria de Imprensa

Seguindo o cronograma de capacitações, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um encontro sobre o tema: “Saúde mental na gestação e puerpério”. Dividido em dois momentos, no período da manhã o tema foi debatido com psicólogos e equipe de enfermagem - estratificação de risco e fluxos. Já no período da tarde, participaram médicos que realizam o manejo medicamentoso em Saúde mental na gestação. A ação foi desenvolvida pela equipe da Atenção Básica em Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Ambulatório de Atenção Especializada de Gestação do Alto Risco (GAR-CISVIR). Participaram do encontro profissionais das equipes de Saúde da Família (ESF), psicólogos e profissionais do Centro Integrado de Saúde da Mulher (Cisam). “Em todo mundo, os problemas relacionados à saúde mental materna são desafiadores para a saúde pública. Por isso, nossos encontros tratam desses temas específicos, aumentando a qualidade dos atendimentos da rede pública de saúde. É fundamental o olhar dos profissionais para a saúde materna perinatal, pois o período da gestação e pós-parto são momentos críticos para saúde mental das mulheres e dos seus bebês, além de ser um período importante para o estabelecimento dos padrões parentais”, diz o secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr.