A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e a Sala do Empreendedor

Indústria e Comércio | Em 13/02/2014 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Uma das ações é a aproximação dos empreendedores individuais
A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Arapongas, com apoio e estímulo do Prefeito Pe. Antonio José Beffa está em vias de iniciar os trabalhos da Sala do Empreendedor. Iniciativa de alto significado para o desdobramento das atividades econômicas locais. Inúmeras ações serão desenvolvidas.
Segundo o Secretário de Indústria, Comécio e Turismo, Irineu Berestinas, a primeira ação será a aproximação dos empreendedores individuais, micro e pequenos empresários, com o seguinte objetivo: estimular e propagar o empreendedorismo, orientar a respeito de questões tributárias, documentais e financeiras. Para tanto, contamos com a parceria solidária e eficiente do SEBRAE. “Mas não ficamos apenas aí. Pretendemos que as questões de acesso ao crédito, produtividade, tecnologia e inovação estejam inseridas na pauta”, completou o secretário.
Outro aspecto importante: as licitações, é que a Prefeitura Municipal de Arapongas deve licitar, em 2014, valores em torno de 40 a 50 milhões de reais. Os pagamentos efetuados pelo Município estão sendo realizados de forma programada. “O Secretário de Finanças Sandro Andreassi Cícero trabalha com pertinácia nessa agenda de pagamentos. O que assegura aos empresários a certeza de receber os seus haveres tal qual indicado pela expectativa”, acrescentou.
Ainda segundo o secretário, “nesse processo, não podemos perder de vista o interesse público, objetivo maior da administração. Assim, adquirir pelo menor preço e com qualidade baliza todas essas ações. Todos os integrantes envolvidos nessas operações estão orientados a trabalhar por esse fim”.

Com efeito, a estratégia tem de ser abrangente e alcançar todos os ângulos. Um deles é o de que promover compras em lotes maiores pode gerar maior disputa entre fornecedores e baixar os custos do Município, resultado da chamada economia de escala. O experiente Secretário de Administração, Ailson Pegorer, está perfeitamente sintonizado com esses propósitos.

Sobre a questão de como ficam, diante desses princípios, os empreendedores individuais, micro e pequenos empresários locais, o secretário informou que os benefícios legais já estão devidamente providos na legislação federal, não restando nenhuma competência aos municípios nessa área. O que pretendemos é formar um clima cultural favorável à participação desses empresários nas licitações. Vamos muni-los de informações e orientações sobre como funciona todo o processo, ou seja, despertar interesse pela competição, com a garantia de lisura.
Provavelmente, com o desdobramento favorável dessas iniciativas, faremos o dinheiro de Arapongas circular mais tempo no próprio Município, irrigando vários setores e gerando benefícios a muitos. Esses são procedimentos indicativos da transparência e limpidez na aplicação de recursos que são da comunidade. Agenda deliberadamente organizada pelo bem comum e pelo interesse público.