Prefeitura adquire material didático inclusivo para alunos com deficiência

EDUCAÇÃO | Em 27/09/2022 às 15h21, atualizado em 27/09/2022 às 15h22 Por Assessoria de Imprensa
Entrega de apostila foi feita no gabinete do prefeito.

Nesta terça-feira, 27, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhado da secretária da Educação, Cristiane Rossetti, fez a entrega oficial de um novo material didático inclusivo – destinado para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência da Rede Municipal. O ato aconteceu no gabinete e contou também com a presença da coordenadora do Centro Municipal Especializado de Arapongas (Cemear), Katia Tavares Meserlian, da equipe de apoio educacional especializado, a professora Lucimar Aparecida Garcia Nonis, professora regente Valéria Smithe Chiréia, diretora da Escola Municipal Professora Antonica Giroldo Franciosi, Cristina Margerski Sartori, da supervisora Ana Carolina Smolareck, além do aluno Miguel Moretti Caetano, do 3º ano da Escola Municipal Professora Antonica Giroldo Franciosi, acompanhado do pai, Rogério Caetano. Miguel nasceu com encefalocele – uma malformação do tubo neural, o que comprometeu sua coordenação motora e visão. Atualmente ele é acompanhado pelo Cemear e, segundo a equipe pedagógica, tem tido um importante desenvolvimento educacional. “ Agora, o novo material vai fortalecer ainda mais todo o processo de aprendizagem dele e de outros alunos. Somamos esforços para levar uma educação de qualidade para todos os nossos estudantes”, disse Onofre.

A coordenadora do Cemear, Kátia Meserlian, explicou mais sobre a importância do material didático inclusivo. “ A utilização e o desenvolvimento de materiais adaptados e táteis facilitam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência visual, contribui para diminuir o nível de abstração, inerentes aos conteúdos escolares, e promove um ensino eficaz e inclusivo”, afirmou. Os livros em formato acessível integram o novo sistema de ensino da rede municipal, da Editora Opet.

A secretária da pasta, Rossetti, também comemorou a nova aquisição. “ É evidente que desafios fazem parte do caminho da inclusão. Contudo, é necessário que as Escolas disponham de um ambiente voltado para o atendimento educacional de alunos com deficiência, além de estrutura física adequada que garantam acessibilidade desses educandos, e também um material didático de qualidade. A fim de garantir a inclusão e o aprendizado. Sendo assim, a atual gestão não tem medido esforços. É válido reforçarmos que a inclusão educacional é um processo que deve ser vivenciado e respeitado por todos”, frisou.

A solicitação de livros acessíveis é destinada apenas para pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146, de 06 de julho de 2015).

VOCÊ SABIA?

Ainda na gestão do ex-secretário da Educação, professor Peta (in memoriam), a Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Educação, distribuiu o novo sistema de ensino nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas da rede municipal. O sistema é um novo material didático, que engloba apostilas com todas as disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Arte), livro de literatura infantil, agenda para o aluno e para o professor, livro para os professores de todas as disciplinas, livro para trabalhar com a família, plataforma de Ensino Digital e Formação Pedagógica para professores. O material didático beneficiou cerca de 11 mil alunos dos 24 CMEI’s e das 24 escolas municipais de Arapongas. O investimento foi de R$ 4.372.860,00. O material foi fornecido pela Editora Opet/Sefe.