Arapongas reforça para a vacinação contra a Poliomielite; campanha encerra nesta sexta-feira, 30

SAÚDE | Em 26/09/2022 às 16h15, atualizado em 26/09/2022 às 16h16 Por Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça um chamado importante: para que os pais ou responsáveis levem as crianças de 1 a menores de 5 anos até os locais específicos para a vacinação contra a Poliomielite. Arapongas permanece com 67,50% de cobertura vacinal – índice abaixo do esperado. “ É importante mantermos a alta cobertura de vacinação para evitar que a poliomielite – e outras doenças, já eliminados no Brasil voltem à circular. Pedimos a colaboração de todos os pais ou responsáveis legais pelas crianças. A prevenção é o melhor remédio”, diz o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação – para adolescentes até 15 anos segue até o dia 30 de setembro – próxima sexta-feira.

DADOS MINISTÉRIO DA SAÚDE

Para a vacinação contra a pólio, o público-alvo são as mais de 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Cerca de 6 milhões de doses já foram aplicadas no Brasil.

Arapongas conta com 11 pontos de vacinação contra a poliomielite durante a semana:
DIAS ÚTEIS (SEGUNDA A SEXTA-FEIRA):

- Pronto Atendimento 18 Horas Cj. Palmares (Rua Tanatau, Nº 520)

Períodos: manhã, tarde e noite até às 20h

- Pronto Atendimento 18 Horas Cj. Petrópolis (Rua Pato Mergulhador nº 280)

Períodos: manhã, tarde e noite até às 20h

- Pronto Atendimento 18 Horas Cj. Flamingos (Rua Iratauá esquina com Albatroz Real)

Períodos: manhã, tarde e noite até às 20h

- Jaime de Lima (Rua Juriti, 1.177) -  das 7h às 11h30.

- UBS Araucária (Rua Sairá Dourada n° 390, esquina Alma de Gato) DIAS: quarta e sexta das 13h às 16h.

- UBS Aricanduva (Rua Caiapó S/N)

- UBS Bandeirantes (Rua Mergulhador, nº 690)

- UBS CAIC (Rua Codornix, nº 153)

- UBS Centauro (Rua Mutum Poranga, nº189)

- UBS Tropical (Rua Dançarino, esquina com Olho de Fogo S/N)

- Clínica do Bebê (Rua Perdizes, nº 1420 – centro)

DOCUMENTAÇÃO:

- Carteira de vacinação

- Cartão SUS

- Documento pessoal (CPF).