Arapongas abre a 5ª edição do JIA 2022 com participação de 130 idosos

ESPORTE | Em 20/09/2022 às 16h25, atualizado em 20/09/2022 às 16h44 Por Assessoria de Imprensa
JIA 2022 conta com a participação de 130 idosos. Fotos: Maurílio Cheli

A Prefeitura de Arapongas deu início aos Jogos dos Idosos de Arapongas 2022 (JIA). Por meio das Secretarias de Esporte e Assistência Social, e em sua 5ª edição, a grande festa de abertura aconteceu nesta terça-feira, 20, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), anexo ao Centro Social Urbano (CSU). Contando com a presença de autoridades, como o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, vice-prefeito Jair Milani, secretários municipais, vereadores da base aliada; entre eles, o vereador Levi Xavier -  idealizador do projeto, e as grandes estrelas do evento: cerca de 130 idosos. Participam das atividades os idosos atendidos no Lar São Vicente de Paulo, CCI Antonieta Zampaolo, CCI Feliz Idade, CCI Tia Su, membros da secretaria de Esporte e Associação Cultural e Esportiva de Arapongas (ACEAR). Onofre deu as boas-vindas ao evento e aos participantes. “ Nossos idosos são os responsáveis pela história do nosso município. Eles merecem toda a atenção e cuidado. O JIA vem para celebrar a “melhor idade” com atividades interativas. Estamos felizes com mais esta edição”, disse. A secretária da Assistência Social, Ismailda Ferreira de Lima da Silva, falou da alergia em retomar o JIA de maneira presencial. “ Por dois anos, os jogos não foram presenciais, por conta da pandemia. Neste período, as atividades foram readequadas e as equipes enviaram kits de jogos para a casa dos idosos. E poder retomar esta grande festa é algo que nos enche de alegria e emoção. Viva o JIA 2022”, salientou. O secretário de Esporte, Altair Sartori, falou da expectativa do JIA. “ Todos nós nos empenhamos para levar o melhor JIA aos nossos idosos. Tudo será lindo e especial para os nossos idosos”, disse.

Levi Xavier, além de ser o idealizador do JIA, também participou do acendimento e passagem da tocha; com o fogo simbólico que foi conduzido pela sra. Maria Apparecida da Silva, 85 anos. Ela é aposentada pela prefeitura de São Paulo e está no Lar São Vicente de Paulo há 6 anos e, participa do JIA nas modalidades de dança e dominó. “ É uma alegria estar de volta. Um projeto de Lei de minha autoria, e que agora, traz muita alegria, interação e maior qualidade de vida aos nossos idosos”, falou Levi.

A abertura do JIA contou também com desfile das delegações: CCI Antonieta Zampaolo; CCI Feliz Idade; CCI Tia Sú; Lar São Vicente de Paulo; Secretaria de Esporte – CIE Maurinho Cassitas; e Secretaria de Esporte – São Vicente Pallotti. Entrada dos pavilhões e juramento do atleta. Além de apresentações do CCI Feliz Idade; Lar São Vicente de Paulo; Fanfarra da Escola Municipal Duque de Caxias; Secretaria de Esporte – Igreja São Vicente Pallotti e Academia Fórmula.

PROGRAMAÇÃO

No dia 21(quarta-feira), será feito o Concurso de Dança, na Estação Cultural Milene (Feira da Lua), a partir das 13h30. Nos dias 22 e 23 de setembro (quinta e sexta-feira), os jogos serão realizados no CIE – a partir das 13h30. Modalidades: dominó, dama, truco, cacheta, além de gincana e dança. I