Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Colégio Estadual Irondi Pugliesi será inaugurado nesta sexta-feira na Zona Sul

ADMINISTRAÇÃO | Em 13/09/2022 às 10h38, atualizado em 14/09/2022 às 10h16 Por Assessoria de Imprensa
Colégio Estadual Irondi Pugliesi será inaugurado nesta sexta-feira na Zona Sul

A Prefeitura de Arapongas anunciou a inauguração, nesta sexta-feira, 16, do Colégio Estadual localizado na região Sul da cidade. O local levará o nome da ex-vereadora e ex-deputada estadual Irondi Mantovani Pugliesi. O novo estabelecimento foi construído entre as Ruas Tanatau, Uru do Campo e Quete, ao lado do Pronto Atendimento 18 Horas Antônio J. Marques. Com 3,7 mil metros quadrados de área construída, o complexo educacional traz 20 salas de aula, área administrativa, biblioteca, laboratórios, sala ambiente, cozinha, refeitório, banheiros e ginásio com quadra poliesportiva. O investimento foi de R$ 5,7 milhões. 
De acordo com o prefeito Sérgio Onofre, o colégio irá atender diversos bairros da região, além de facilitar o ingresso dos alunos no Ensino Médio. “Aqui, vamos atender estudantes que moram no Jardim Planalto, Casa da Família II, Conjunto São Bento e Conjunto Palmares, entre outros, que saem do ensino fundamental, mas passam a ser inseridos no ensino médio aqui mesmo. Isso amplia e facilita o acesso. A região Sul necessitava há muitos anos de um colégio estadual e agora este sonho se torna realidade”, disse Onofre.
A proposta da administração é de que o Colégio Estadual da Zona Sul também funcione com uma disciplina cívico-militar. 
EQUIPAMENTO – Logo na fase de conclusão, o Colégio Estadual da Zona Sul Irondi Mantovani Pugliese já havia recebido o carregamento de 500 conjuntos de mobiliário escolar, compostos de mesas e cadeiras para os estudantes. No mesmo período, a instituição também já recebeu freezer, cadeiras e mesas para professores, mesas e bancos para refeitório, mesas para reuniões, mesas para sala de informática e utensílios de cozinha.
EVENTO
A inauguração ocorrerá com a presença de autoridades municipais, representantes do Núcleo Regional de Educação, de entidades, clubes de serviços e familiares da homenageada. 


DIA: 16 de setembro de 2022
HORÁRIO: 10h.


Saiba mais sobre Irondi Mantovani Pugliesi

Irondi Mantovani Pugliesi nasceu em 03/08/1947, no município de Apucarana/PR. Foi casada com o ex-prefeito de Arapongas e ex-deputado Waldyr Pugliesi, tendo três filhas: Márcia, Maitê e Cibele. Foi vereadora de Arapongas pelo MDB, de 1973 a 1977, sendo a primeira mulher eleita deputada estadual na história do Paraná pelo PMDB em dois mandatos: de 1983 a 1986 e de 1987 a 1990. No início da década de 1980, implantou o primeiro Conselho Estadual da Condição Feminina no Paraná, sendo sua 1ª presidente. 
Integrou a comissão que elaborou o anteprojeto da criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, sendo sua representante no Paraná. Representou o Paraná na conferência promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nairobi - Quênia (África), para avaliação da década da mulher, em 1985. Também representou o Estado no Congresso Nacional de Mulheres, promovido pela Federação Democrática Internacional de Mulheres em Moscou, em julho de 1987 e no 4º. Encontro Feminista Latino Americano e do Caribe, em 1987, no México. 
A convite da Federação das Mulheres Cubanas, visitou Cuba como integrante da Comissão do Conselho Estadual da Condição Feminina. A convite da Frente Ampla de Mulheres do Chile, participou da manifestação contra a ditadura de Pinochet, em 08 de março de 1987 - Dia Internacional da Mulher. É autora, entre vários outros projetos, da lei que proíbe a instalação de usina nuclear no Estado do Paraná. Foi também a primeira mulher a participar da Assembleia Estadual Constituinte, onde teve 80% de suas propostas aprovadas, sendo autora da emenda ao artigo n° 170, estabelecendo como dever ao Poder Público o atendimento em creche e pré-escola às crianças de até seis anos de idade. 
Como vereadora, é autora do projeto que instituiu a distribuição gratuita de leite de soja no município de Arapongas. Fundadora do MDB e do PMDB; presidente do PMDB Feminino do Paraná por três gestões; delegada à Convenção Nacional e membro do Diretório Regional. Irondi foi fundadora e presidente do PST de Arapongas em 1991 e eleita membro do Diretório Regional em 1992. Voltou a exercer mandato em 1992, elegendo-se vereadora.  Foi presidente do PP de Arapongas em 1992. Em 1994, elegeu-se deputada estadual para o seu terceiro mandato. 
Na Assembleia Legislativa, foi vice-presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente e titular da Comissão de Educação, Cultura e Esportes e ainda suplente da Comissão de Saúde Pública. São de sua autoria todos os benefícios que estão na Constituição Paranaense em favor dos índios, adolescentes, crianças e mulheres. É autora do projeto que denominou a PR- 444 como rodovia Antônio Hermínio Pennachi. Com uma delegação de mulheres do Paraná, foi ao Paraguai para combater a ditadura de Alfredo Stroessner. Presidiu a imprensa Oficial do Paraná no governo Requião. Presidiu a Fundacentro Paraná, órgão do Ministério do Trabalho para a Segurança e Medicina do Trabalho. Seu último mandato foi como vereadora, pelo PMDB, na legislatura 2013 a 2016. 
Irondi Pugliesi faleceu no dia 12 de abril de 2021, no Hospital Norte do Paraná (Honpar), em Arapongas, onde estava internada desde o dia 19 de março para tratamento da Covid-19.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/11089_noticia_colegio-estadual-irondi-pugliesi-sera-inaugurado-nesta-sexta-feira-na-zona-sul

Voltar ao Topo do Site