Onofre cumpre agenda e trata de projetos da Amepar e Cismel

ADMINISTRAÇÃO | Em 26/08/2022 às 15h47, atualizado em 26/08/2022 às 15h50 Por Assessoria de Imprensa
Onofre cumpre agenda e trata de projetos da Amepar e Cismel

Nesta sexta-feira, 26, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, cumpriu agenda em Londrina, na sede própria da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), e também de assuntos voltados ao Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel). Em ambos, Onofre exerce o cargo de presidente. Com a presença de prefeitos dos municípios integrados, secretários municipais e equipes técnicas, a primeira reunião foi com representantes do  Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) de Londrina, que orienta sobre o planejamento e a governança de Regiões Metropolitanas, visando a integração das políticas públicas dos municípios pertencentes a essas regiões. Em pauta, foram debatidas e apresentadas propostas para estudos de fortalecimento dos municípios que integram a Amepar. A segunda reunião contou com a participação de membros do Projetek – vinculado Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), no Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O Projetek, é voltado para a elaboração de projetos executivos de Engenharia e Arquitetura para atender prefeituras municipais do norte do Paraná. Visando atender demandas de empreendimentos públicos de cidades com menos de 30 mil habitantes e que não dispõem de setores de projetos. Tal iniciativa faz parte da integração entre Amepar, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e o Paranacidade – serviço social autônomo vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu). A equipe fez uma breve apresentação, falou sobre o andamento do 2º Projetek; que complementa o primeiro, se colando à disposição dos municípios.  A terceira agenda tratou de assuntos do Cismel. Em pauta, foi votado o pedido de inclusão ao consórcio de mais três municípios: Guaraci; Pitangueiras e Lupionópolis – com todos os votos favoráveis. O grupo também debateu sobre a proposta da previsão orçamentária para 2023, além de medidas importantes para a área da segurança, como o projeto que prevê câmeras especiais que vão captar as imagens dos veículos e transmitir para uma central (CISP-NP), compreendendo na aquisição de Sistema de Captação e Transmissão de Imagens em Vias Públicas como solução em Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR).  O projeto já tramita em outras esferas. Onofre destacou a importância dos encontros. “ Aqui tratamos diversos assuntos que realmente colaboram com o desenvolvimento dos municípios. Tivemos agendas positivas que resultarão  em cada uma das cidades, sejam elas de maior ou de menor porte”, salientou.