Arapongas amplia estrutura para atendimento nas áreas de saúde e assistência social

OBRAS | Em 17/08/2022 às 08h53, atualizado em 17/08/2022 às 08h58 Por Assessoria de Imprensa
Obra do CCI do Jardim Brasil

A Prefeitura Municipal de Arapongas está investindo quase R$ 5 milhões para ampliar o atendimento nas áreas de assistência social e saúde. Nesta ordem, o município executa a construção de um Centro de Convivência do Idoso (CCI) no Jardim San Raphael II. A estrutura contará com uma sala de recepção, duas salas para atendimentos, um salão, uma despensa, dois banheiros (feminino e masculino), uma cozinha e uma lavanderia com depósito. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Desenvolvimento (Seodur), cerca de 20% da construção do novo CCI já foi executada, com as etapas de alvenaria já em andamento. O investimento é de R$ 528.684,47, com previsão de entrega para novembro de 2022. Com este, Arapongas passa a contar com quatro CCI’s. Os outros três são CCI Tia Su (Jardim Petrópolis), CCI Feliz Idade (Vila Araponguinha) e CCI Antonieta Zampaollo (Parque Industrial IV). Outra obra semelhante está em andamento no Jardim Brasil, também no valor de R$ 528.000,00.
Outra obra é a construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-i) Infantil, para atendimentos de crianças e adolescentes, na região do Jardim Lorena. Orçada em R$ 2.699.535,76, a estrutura passa pela etapa movimentação de terra e fundação. O espaço terá uma área construída de 791,87 m². Entre os principais ambientes estão duas áreas de convivência externa, recepção – espaço de acolhimento, auditório com 42 lugares, refeitório, espaço de convivência, cozinha, duas salas de atividades coletivas, três salas de atendimento individual, posto de enfermagem, sala de reuniões, sanitários (também adaptados), posto de enfermagem, sala da administração, farmácia, sala de aplicação, quarto coletivo, banheiros, sala de utilidades, jardins, estacionamento, almoxarifado, áreas de circulação, varanda, cozinha, entre outros. Atualmente o município já conta com o CAPS II e CAPS AD.
Ainda na área da saúde, o município está construindo uma UBS no Ulysses Guimarães, investimento da ordem de R$ 1.078.480,60.
MAIS INVESTIMENTOS
O prefeito Sérgio Onofre ressalta que o município tem se destacado na região como um canteiro de obras. “Temos executado obras cruciais nas áreas de educação e infraestrutura urbana. Buscamos celeridade, mas também uma execução de qualidade. Até o fim do ano, parte dessas obras devem ser entregues, fortalecendo o desenvolvimento da nossa cidade”, frisou.  Também estão em andamento a pavimentação (recapeamento) da Rua Condor, da Rua Avinhado, terraplanagem, base e sub-base, revestimento, meio-fio e sarjeta, serviços de urbanização, sinalização de trânsito, rede de drenagem de águas pluviais e iluminação pública na Rua Guarani, no distrito de Aricanduva, na Rua Negaça (do Jardim Aeroporto), que inclui a abertura da Rua Gavião Pomba Azulado, construção da Unidade Integrada Sesc/Senac de Arapongas, no Jardim Caravelle - em fase final, construção da Escola Municipal “Enzo Batista Daleffe Pereira”, também no Jardim Caravelle, obra da Escola do Jardim Paulista - espaço que vai alocar a Escola Municipal Padre Germano Mayer e já finalizada construção do Colégio Estadual na região sul, que levará o nome da ex-vereadora e ex-deputada estadual Irondi Pugliesi. A previsão é de que o local seja inaugurado nas próximas semanas.
Destaque também para a reforma do Aeroporto Municipal Alberto Bertelli. Neste início, as equipes realizam serviços de contenção para o alargamento da pista, que também será ampliada em sua extensão. Depois de executada a obra, a pista terá 30 metros de largura. A extensão também vai ganhar mais de 200 metros, chegando em a 1.401,04 metros. O investimento é de R$ 8.525.761,03, sendo R$ 3 milhões em recursos próprios.

Obra do CAPS Infantil
Obra do Aeroporto Municipal