Centro de Monitoramento Municipal reforça ações nos espaços públicos

SEGURANÇA | Em 12/07/2022 às 14h12, atualizado em 12/07/2022 às 14h17 Por Assessoria de Imprensa
Centro de Monitoramento Municipal reforça ações nos espaços públicos

Integrada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), o Centro de Monitoramento Municipal – situado na Praça Júlio Junqueira (Praça Mauá), tem fortalecido os serviços de monitoramento em prédios e outros espaços públicos, priorizando ações preventivas para a preservação desses locais, mantendo baixo os registros de ocorrências, entre elas, furtos, arrombamentos, danos, além de reiterar informações válidas aos servidores públicos, como por exemplo, de se manterem atentos ao fechamento de portas e janelas, ao final do expediente. De acordo com o setor, Arapongas conta com 25 prédios públicos monitorados com câmeras, além de 60 locais com alarmes. Entre os espaços estão: Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s); Escolas Municipais; Unidades Básicas de Saúde (UBS’s); Prontos Atendimentos 18 Horas; Centro Pop; Cisam; Estação Cultural Milene; ginásio do Araucária; Praças, entre outros. O secretário da pasta, Paulo Argati, reforça que o projeto de videomonitoramento deve ser ampliado. “ O projeto deve abranger o total de 48 prédios – com recursos próprios, no valor de R$ 900 mil. Serão aproximadamente 200 câmeras de segurança distribuídas nas áreas internas e externas dos prédios públicos”, frisa. A previsão é de que até outubro as instalações sejam concluídas. As mais recentes instalações contemplaram a Escola Municipal José Bernando, e posteriormente, deverá ser feita no CMEI Ana Paucic.

O coordenador do Centro de Monitoramento, Patrício Loriano, reforça que as ações preventivas contam também com o apoio da Guarda Municipal de Arapongas (GMA) ou Polícia Militar. “ Aqui o serviço é feito pelos nossos vigilantes municipais. Qualquer anormalidade eles vão até o local e, se necessário acionam demais forças de segurança”, reforça. O município conta com 60 vigilantes municipais - funcionários de carreira que prestam este serviço, executado através de recursos próprios – desenvolvendo ações na própria central, além de rondas e permanência fixa em determinados locais. Ainda segundo Loriano, desde a implantação dos serviços em 2017, houve uma diminuição de 95% nas ocorrências de furtos e vandalismo em prédios públicos. O Centro de Monitoramento Municipal também conta com a atuação do responsável departamento técnico, Viverson Oliveira.