Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Prefeitura entrega primeira Cozinha Escola Municipal do Paraná

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL | Em 30/06/2022 às 17h02, atualizado em 30/06/2022 às 17h04 Por Assessoria de Imprensa
Prefeitura entrega primeira Cozinha Escola Municipal do Paraná

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), realizou nesta quinta-feira, 30, a inauguração da reforma e ampliação do Centro de Referência Nutricional de Arapongas (Cerena), situado na Avenida Gaturamo com a Rua Capitão do Mato. O ato contou com a presença do prefeito Sérgio Onofre, vice-prefeito Jair Milani, da secretária da pasta, Niele Melo, deputado estadual Cobra Repórter e do chefe regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) -  Núcleo Apucarana, Antônio Biral Filho. 
O Cerena passou por reforma da padaria, instalação de novos banheiros, reforma de salas de aulas, construção de escritório para a Sesan, construção de sala para confeitaria, lavanderia e depósitos. 
COZINHA ESCOLA - O ponto alto foi a adequação e implantação da primeira Cozinha Escola Municipal do Paraná. O projeto piloto vai proporcionar capacitação e geração de renda, através da realização de aulas de gastronomia, confeitaria e panificação, voltado principalmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s) do município. Além disso, as vagas ociosas poderão ser destinadas aos demais membros da comunidade local. A ideia é a de proporcionar aos alunos inscritos qualificação profissional para o ingresso no mercado de trabalho e melhoria da qualidade de vida da sua própria família. 
Serão realizados também cursos para as merendeiras do município e cozinheiras de entidades beneficentes de Arapongas. São cursos de capacitação em diversas áreas da culinária e orientação sobre a manipulação correta dos alimentos, trazendo ensinamentos que irão ajudar as pessoas cadastradas na priorização da saúde e a segurança alimentar e nutricional. Os cursos serão implementados através de parcerias com chefs, confeiteiros e padeiros locais, da Sesan, do Sesc, Senar, Sesi, Senac e Sebrae. Ainda de acordo com a Sesan, a ações de educação alimentar também serão inseridas através da orientação de temas presentes no Guia Alimentar da População Brasileira - elaborado pelo Ministério da Saúde. 
INVESTIMENTO - A obra contou com recursos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu), através de convênio no valor de R$ 350.000,00, repassados durante a gestão do ex-secretário da pasta, João Carlos Ortega. Os recursos são a fundo perdido do Paranacidade.  A verba para a compra dos equipamentos da Cozinha Escola foi viabilizada através da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAB), com o secretário Norberto Ortigara. O valor do investimento foi de R$ 160.000,00. A solicitação de ambos os recursos teve o apoio direto do deputado estadual Cobra Repórter. 
“A Sesan e o Cerana passaram por uma grande transformação. Este é um momento muito especial para toda a nossa equipe. Agora, com a cozinha escola, vamos avançar, dando suporte para a capacitação profissional e geração de renda. Foram muitas etapas e muitas pessoas envolvidas para a concretização deste sonho”, afirmou Niele Melo. Segundo ela, Arapongas elaborou também o 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O documento possibilita aumento de pontuação junto ao Ministério da Cidadania e Desenvolvimento, o que facilita o acesso à verbas da esfera federal. 
Biral ressaltou a importância do papel desempenhado pela Sesan. “Arapongas se destaca por ser a primeira cidade a ter uma Secretaria voltada para a segurança alimentar e nutricional. Isso faz a diferença”, enfatizou. Ele ainda destacou o desenvolvimento do projeto para a implementação do Sacolão Municipal, espaço que será destinado à comercialização de produtos hortifrutigranjeiros in natura, laticínios, entre outros, provenientes da Agricultura Familiar de Arapongas.
O deputado Cobra enfatizou o empenho de Niele Melo e de toda a equipe da Sesan. “A Niele chegou com este projeto há uns dois anos e nós corremos atrás, tendo em vista a sua importância para o município. O resultado está aí: um trabalho bem feito em Arapongas, que reflete em todo Paraná”, salientou.
Sérgio Onofre mencionou a capacidade de atendimento do Cerena e fortalecimento das ações. “Por dia, são distribuídos de 8 a 10 mil pães, além das bebidas de soja para a população e entidades beneficentes. E também a compra e distribuição dos benefícios da cesta básica e do leite em pó, o Programa Leite do Idoso, para as pessoas em situação de vulnerabilidade social selecionada pela Assistência Social. Agora, com as capacitações através da Cozinha Escola Municipal, teremos ferramentas para transformar pessoas em profissionais da gastronomia, favorecendo ainda mais as famílias”, disse.
O ato contou também com uma bênção ecumênica proferida pelo padre Nilson Caetano, da Paróquia Guadalupe, e pelo pastor Eder, da Igreja Metodista.  Participaram também o presidente da Câmara, Rubens Franzin Manoel, presidente do Honpar, Umberto Tolari, secretários municipais, vereadores da base aliada, representantes políticos e comunidade em geral. 
Esta é a obra de número 100 executada pela atual gestão.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/10821_noticia_prefeitura-entrega-primeira-cozinha-escola-municipal-do-parana

Voltar ao Topo do Site