PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Prefeitura inicia obras de readequação da UPA

OBRAS | Em 10/01/2014 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Obras de readequação são iniciadas visando ativação ainda no primeiro quadrimestre
Na manhã desta terça-feira, 10, o prefeito Padre Beffa e o vice e secretário de Obras, Pedro Paulo Bazana estiveram vistoriando as obras de readequação da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), visando sua ativação ainda no primeiro quadrimestre deste ano. A Unidade fica localizada na Tico-Tico Rei, na região do Jardim Caravelle e conta com mil metros quadrados de área construída. Também estiveram acompanhando o prefeito, os secretários Vanderlei Sartori (Governo), Ricardo Gonçalves (Esporte) e Alcides Livrari Junior, de Saúde

Segundo Bazana, as obras começaram no início do ano e além de uma ampliação de 100 metros quadrados, elas prevêem as readequações dos sistemas hidráulico, elétrico e logístico, execução de paisagismo, construção de calçamento e de acesso frontal com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e demais entraves relacionados à estrutura do prédio, que inviabilizavam o início do atendimento à população. O secretário também lembrou que o trabalho atende exigências da ANVISA, que no ano passou emitiu um laudo apontando diversas falhas na estrutura da UPA. “Agora estamos fazendo as adequações necessárias, para colocarmos a Unidade em funcionamento o mais breve possível, dentro do que preconiza a ANVISA e o próprio Ministério da Saúde”, disse o secretário de Obras.

Conforme o prefeito Padre Beffa, para viabilizar o início do atendimento à população na UPA, a atual administração está destinando cerca de R$ 270 mil em recursos próprios para adequação da estrutura, que ainda nem foi utilizada pelos motivos já destacados pela Secretaria de Obras. “Estamos trabalhando para que a UPA entre em funcionamento o mais breve possível, dentro de um plano de gestionamento que atenda os interesses de nossos munícipes, no que compete a um atendimento sério e eficaz de Saúde pública”, concluiu o prefeito.

A estrutura da UPA é composta de instalação sanitária masculino e feminina; sala de raio x; farmácia; sala de gesso (imobilização de fraturas); sala ECG (Ecocardiograma); sala de vacinas; copa para pacientes; instalação sanitária infantil; sala da diretoria; sala de inalação; sala de observação masc. e fem.; sala de isolamento; posto de enfermagem; posto de observação pediátrica; sala de coleta; atendimento social; consultórios médicos; consultórios pediátricos; triagem; dormitórios médico; sala de enfermagem e mais 12 leitos para observação de pacientes.

Prefeito e vice vistoriam as obras avaliando as readequações no local