Carnês do IPTU começam a ser entregues no dia 20

FINANÇAS | Em 10/01/2014 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Secretário informa que o IPTU foi lançado com correção monetária de 5,83%
A partir do próximo dia 20 de janeiro, a Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Finanças, começa a distribuir os carnês do IPTU 2014. No total, serão entregues aproximadamente 50 mil carnês, entre IPTU, Taxa de Licença e ISSQN, diretamente nas residências do contribuinte, através dos Correios.

O secretário de Finanças, Sandro José Andreassi Cícero, destaca que o IPTU foi lançado com correção monetária de 5,83% e o contribuinte será beneficiado com desconto para pagamento à vista de 10%, para quem quitar seu imposto até o dia 10 de fevereiro e de 7% para os que optarem pelo pagamento até o dia 10 de março. O contribuinte também pode optar pelo pagamento parcelado em 10 vezes sem juros, com vencimento da primeira parcela no dia 10 de março.

Ainda, conforme o secretário, o contribuinte precisa estar ciente que no carnê que ele recebe, além do IPTU também são cobradas outras taxas. Ele cita como exemplo, numa casa com metragem de 93m2, localizada em uma determinada região da cidade, os tributos vem discriminados da seguinte forma:

Exemplo:
• TARIFA: R$ 31,43 (11,06% do total do carnê) caso seja pago parcelado em 10X. Caso o contribuinte opte pelo pagamento à vista, o valor da tarifa será de apenas R$ 3,14;
• IMPOSTO PREDIAL: R$ 50,06 (17,6% do total do carnê);
• COLETA DE LIXO: R$ 101,37 - R$ 0,28/dia (35,7% do total do carnê);
• CONSERVAÇÃO DE VIAS: R$ 92,89 (32,7% do total do carnê);
• COMBATE AO INCÊNDIO: R$ 8,23 (2,9% do total do carnê, repassado integralmente ao Corpo de Bombeiros).

O secretário finalizou, lembrando ainda, que atualmente existem contribuintes em atraso, cujo valor chega a mais de 20 milhões de reais.

A estimativa é que com a campanha deste ano, seja arrecadado de IPTU, aproximadamente R$ 5,2 milhões, os quais serão investidos integralmente em obras e benefícios para a população, conforme obrigação e determinação do prefeito Padre Beffa.

Os recursos arrecadados com a cobrança da Coleta de Lixo e Conservação de Vias, serão suficientes para o pagamento de 48% das despesas previstas, ficando a cargo do Município o pagamento do saldo remanescente.