Sestran faz balanço positivo das ações do Maio Amarelo

SEGURANÇA | Em 31/05/2022 às 16h43, atualizado em 31/05/2022 às 16h44 Por Assessoria de Imprensa
Sestran faz balanço positivo das ações do Maio Amarelo

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), concluiu nesta terça-feira, 31, as atividades em alusão ao “Maio Amarelo 2022: Juntos Salvamos Vidas”, movimento que traz a proposta de chamar atenção para os altos índices de mortes e feridos no trânsito, através da conscientização e ações que envolvam toda a sociedade. “ Encerramos o mês do maio com o objetivo alcançado. Foram realizadas muitas atividades de orientação e conscientização da população. Estar atento às regras é essencial para proteger sua vida e de todos aqueles que ali estão. Além de ter como propósito transformar o trânsito em um lugar seguro para todos, em qualquer situação”, pontuou o secretário da pasta, Paulo Argati. Conforme a Sestran, no geral, as ações alcançaram aproximadamente 3.312 pessoas diretamente. “ E essas pessoas serão multiplicadoras das informações e boas práticas, assim esperamos”, mencionou.

Resumo de atividades

No último dia 5, foi feita a Abertura do Maio Amarelo. O ato marcou também a retomada das atividades da Escolinha de Trânsito “Sargento Benedito de Oliveira”, sediada na 7ª CIPM. O mês contou também com a realização de blitz educativas em pontos estratégicos da cidade, cujo objetivo foi o de orientar os motoristas, através de membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e Conselho Municipal de Trânsito e Segurança Pública (Comuts). Aproximadamente 700 veículos foram abordados. Equipes da Sestran participaram do Programa de Rádio Web Deus Está no Ar, respondendo a perguntas pertinentes ao tema. Atividades em parceria com a Vigilância Sanitária, no evento Fraternidade e Educação, enfatizando para a população a importância da conscientização no trânsito, realizado na Paróquia São Francisco de Assis. Aproximadamente 100 pessoas estiveram no local. Houve também a entrega do Lacinho Amarelo para os vereadores durante a sessão na Câmara. Aproximadamente 70 pessoas estavam no local.

AÇÕES COM A REDE MUNICIPAL - Passeata e panfletagem com a Escola Colônia Esperança, na Zona Sul, visando a conscientização dos alunos e motoristas; 150 pessoas foram abordadas pelos estudantes. Atividade também com alunos da Escola Municipal Heloísa Giancristófaro, no Bairro Bandeirantes. Na oportunidade, os pedestres foram orientados durante uma passeata; 230 pessoas participaram do evento, entre alunos professores e comunidade local. Outra ação foi na Escola Municipal Nereide de Camargo, com o tema: educação no trânsito. Além da apresentação do Show Dog, com aproximadamente170 alunos. O Maio Amarelo também trouxe a oportunidade de uma apresentação da Escolinha de Trânsito para os GM’s de Sarandi. A ideia é que o município receba uma estrutura de educação de trânsito.  Palestra e passeata foram executadas na Escola Papa João Paulo II, no período matutino e vespertino. A passeata foi realizada ao redor da escola e área comercial do Jardim Petrópolis. Aproximadamente 340 pessoas acompanharam o evento. A passeata também chegou à região da Zona Leste. Os alunos da Escola Alzira Horvatich, professores e a GMA levaram conscientização aos motoristas. O ato contou com a presença do prefeito Sérgio Onofre. O projeto” BI.BI.BI.” da Escola Antonio Grassano Jr promoveu a pintura de sinalização viária nas proximidades da escola, com a participação de 24 alunos. Palestra para a educação infantil do Colégio Olimpus, onde de forma lúdica, foi exposto para as crianças a importância da cadeirinha, bebê conforto e outros dispositivos de segurança. Um bate papo sobre trânsito foi realizado na sede dos Escoteiros de Arapongas Pássaros da Paz. Além disso, os escoteiros integram o grupo de auxiliares na Escola de Trânsito e Cidadania. Orientação nas entradas e saídas das Escolas Municipais também fizeram parte do plano de atividades. A ideia é que, durante todo o ano letivo, os pais, responsáveis e os alunos recebem informações educativas nos arredores das instituições de ensino.

Palestra em indústrias

Por meio da equipe da GMA, uma palestra foi realizada na Empresa Caemmun, de Arapongas e também de Sábaudia; no período matutino e vespertino. Os colaboradores receberam informações sobre a segurança no trânsito, o trajeto para o trabalho e segurança da família. O ato alcançou 334 funcionários. Juntamente com a empresa RUMO Logística, uma panfletagem e orientação aos motoristas foi desenvolvida ao longo deste mês, devido aos altos índices de acidentes envolvendo trens em Arapongas. “ Essa atividade foi realizada no semáforo da Avenida Maracanã, nas proximidades da antiga Mercedes e também na Avenida Rouxinol com a Avenida Arapongas. Aproximadamente 850 condutores de veículos foram orientados”, mencionou Argati.

Escolinha de Trânsito

A Escolinha de Trânsito e Cidadania atende alunos dos 3º anos das escolas municipais, com o objetivo de conscientizar futuros motoristas. Essa atividade será desenvolvida ao longo do ano. Até agora, 216 alunos já foram atendidos.  Em parceria com a Escola Municipal Maria Hercília Stawinski, a GMA está realizando atividades do Livro: “ Detran na Escola”, que de forma lúdica leva questões de segurança no trânsito para as crianças. Tais atividades são realizadas com alunos dos 3º, 4º e 5º anos.