Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Arapongas adota mais um plantão para atendimento infantil e convoca pediatra concursado

SAÚDE | Em 05/05/2022 às 17h08, atualizado em 05/05/2022 às 17h09 Por Assessoria de Imprensa
Coletiva de imprensa sobre saúde

Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, 05, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, e o superintendente médico do município, Fernando Marques, anunciaram que a partir desta sexta-feira (06) será adotado mais um plantão para atendimento infantil, além da convocação de um médico pediatra aprovado em concurso. Eles passam a reforçar a equipe de atendimento do Pronto Atendimento Infantil (PAI), anexo à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), do Jardim Caravelle. A medida se dá pela alta demanda de atendimentos pediátricos, especialmente nas últimas semanas, onde casos de gripe e problemas respiratórios explodiram na maioria das cidades do Paraná. “Temos tido um aumento grande nos atendimentos das nossas crianças e a defasagem de especialistas acaba gerando uma demora nos atendimentos. Por isso, o município contratou esses profissionais para atendimentos no PAI. A partir desta sexta-feira, três médicos estarão fixos na Unidade para os atendimentos infantis, nos próximos 90 dias. Um reforço para atender a demanda e levando qualidade nos atendimentos”, anunciou. 
De acordo com o superintendente, os atendimentos pediátricos dobraram nas últimas semanas em Arapongas, resultando na demora dos atendimentos. “O aumento da escala médica pediátrica no PAI irá ao encontro das atuais necessidades dos atendimentos. Também em conversa com o prefeito e com o nosso secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, haverá um reajuste salarial desses especialistas, tendo em vista a escassez destes profissionais em diversas cidades. Reforçamos aqui que o município não deixou de atender nenhuma criança, mas de fato houve um aumento no tempo de espera no atendimento do público infantil”, reforçou.  Marques relembrou que além do PAI o município conta também com três Prontos Atendimentos 18 Horas – com equipes capacitadas para o atendimento às crianças. 
DENGUE – Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti também foram mencionadas. Através do Controle de Endemias, Arapongas tem intensificado as vistorias e bloqueios em residências e locais estratégicos, pulverização de UBV costal em diferentes regiões, instalação das ovitrampas (que são uma espécie de armadilha para o mosquito) e palestras educacionais e de orientação. Contudo, Onofre reforçou a importância do apoio de toda a sociedade no combate e prevenção à dengue. “Não adianta apenas o poder público se mobilizar. Cada um é responsável. Através da limpeza de nossos quintais, áreas internas das casas, comércio, empresas e etc. A mobilização precisa ser geral. Por isso pedimos a cooperação de cada morador na luta contra a dengue”, frisou. 
Conforme dados atualizados, Arapongas tem 2.923 notificações; 1.373 casos positivos de dengue – sendo 1.350 autóctones e 23 importados; 331 casos em investigação; 1.219 negativos e um óbito.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/10561_noticia_arapongas-adota-mais-um-plantao-para-atendimento-infantil-e-convoca-pediatra-concursado

Voltar ao Topo do Site