Conselheiros de Saúde ganham capacitação contra Dengue

SAÚDE | Em 12/12/2013 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
O secretário de Saúde acompanha a explananação do médico sobre os sintomas da Dengue
Aconteceu na noite da última quarta-feira, uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, onde a pedido do Ministério Público da cidade, foi realizada uma capacitação dos membros do Conselho Municipal de Saúde, no que tange às obrigações da gestão municipal do SUS no combate à dengue, desde vigilância até assistência.

O treinamento foi ministrado pela coordenadora do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Aparecida de Oliveira e pelo diretor de Saúde, médico Flávio Vilas Boas, atendendo 21 Conselheiros de Saúde, com prioridade para os representantes dos usuários e dos trabalhadores da saúde e para qualificar sua atuação na formulação de estratégias e assegurar efetivo controle social da execução da política de saúde relativo ao controle da dengue.

Aparecida de Oliveira falou sobre a atual situação da dengue em nível de Estado e município, informando que em Arapongas o último LIRA apontou um índice de 0,2%, considerado baixo pelos padrões da Organização Mundial de Saúde

A preocupação atual, segundo a coordenadora, seria com os casos autóctones, devido aos altos índices registrados em municípios vizinhos. Neste ano Arapongas registrou 65 casos de dengue.

Já o diretor de Saúde, Flávio Villas Boas falou sobre os sintomas da doença, formas de tratamento e outros assuntos relacionados à sua prevenção.

Também participaram da reunião, o secretário de Saúde Alcides Livrari Junior e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antonio Martins dos Santos.

A coordenadora do setor de Endemias apresenta o quadro geral e local
Ao final, demonstração da Prova do Laço para certificar o quadro evolutivo da doença