Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Arapongas participa de reunião do R20

Meio Ambiente | Em 10/12/2013 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
O grupo é formado por 86 municípios responsáveis por 90% dos resíduos gerados no Estado
Uma comitiva da Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA) participou em Curitiba de uma reunião do R20, grupo formado por representantes dos 86 municípios responsáveis por 90% dos resíduos gerados no Estado. Na pauta principal a coleta seletiva, assunto que interessa ao município, uma vez que, segundo o secretário Justo Marques, Arapongas implantou o sistema em agosto deste ano.

O grupo também integra o Programa Paraná sem Lixões, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Conforme Marques o encontro foi muito produtivo e serviu entre outros, para avançar as discussões para a destinação correta de resíduos nas médias e grandes cidades paranaenses.”Arapongas está ciente da complexidade desta questão (destinação do lixo) e busca soluções que venham amenizar o problema e certamente esta iniciativa do governo estadual irá nos auxiliar nesta tarefa”, disse o secretário.

Entre as decisões tomadas na reunião do R20, Justo Marques aponta como de suma importância o fato das Promotorias de Justiça do Ministério Público Estadual, passarem a atuar conjuntamente com o grupo, na convocação dos fabricantes de resíduos que não estão implementando ações de coleta e destinação dos resíduos disponibilizados por eles no mercado, conforme prevê a legislação. “Hoje o Estado produz 5 mil toneladas de pneus descartados por mês e mais de 1,2 milhões de lâmpadas que aguardam destinação e Arapongas por enfrentar este mesmo tipo de problema, aguarda com expectativa uma solução de curto ou médio prazo que venha a por um ponto final nesta questão preocupante para o meio ambiente”, concluiu Marques.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/1045_noticia_arapongas-participa-de-reuniao-do-r20

Voltar ao Topo do Site